Mato Grosso do Sul e Outros Estados Brasileiros Alcançam Status de Livres de Febre Aftosa sem Vacinação

Categoria: MAPA, Notícias, Saúde Animal | Publicado em: 25/03/2024

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Mato Grosso do Sul (CRMV/MS) tem o prazer de anunciar um marco histórico na saúde animal: o Mato Grosso do Sul, junto a outros estados brasileiros, foi oficialmente reconhecido como livre de febre aftosa sem a necessidade de vacinação. Este reconhecimento, formalizado pela Portaria MAPA Nº 665, de 21 de março de 2024, emitida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), representa um avanço significativo para o setor agropecuário e para a saúde animal em todo o país.

Além do Mato Grosso do Sul, os estados que alcançaram este importante status sanitário incluem: Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo, Sergipe, Tocantins, e também o Distrito Federal. Este reconhecimento é resultado do comprometimento com práticas rigorosas de prevenção, monitoramento e controle de doenças, refletindo o trabalho dedicado de profissionais da área, como médicos veterinários e zootecnistas.

A Portaria MAPA Nº 665 não apenas reconhece o status livre de febre aftosa sem vacinação destes estados, mas também estabelece diretrizes sobre o armazenamento, a comercialização e o uso da vacina contra a febre aftosa nessas regiões. Além disso, disciplina o trânsito de animais vacinados, garantindo a manutenção do status sanitário alcançado e promovendo a segurança alimentar.

Este reconhecimento traz benefícios múltiplos: melhora o bem-estar animal, aumenta a sustentabilidade e a competitividade do setor agropecuário brasileiro nos mercados nacional e internacional, e abre novas oportunidades comerciais, reforçando a posição do Brasil como líder global na produção e exportação de produtos de origem animal.

Acesse a Portaria Completa

O CRMV/MS encoraja profissionais do setor, estudantes e interessados a acessarem a Portaria MAPA Nº 665 para uma compreensão completa das novas diretrizes e de seu impacto no setor agropecuário do Mato Grosso do Sul e dos demais estados reconhecidos. Acesse o documento AQUI.

O CRMV/MS parabeniza o Ministério da Agricultura e Pecuária, os profissionais da área e todos os estados pelo significativo avanço na prevenção de doenças e na promoção da saúde animal em todo o Brasil.

Assessoria de Comunicação CRMV/MS

Gisleine Guerra