História do CRMV/MS

O CRMV-MS comemora 42 anos de criação em 2020. É uma data relevante para os profissionais que atuam no Estado que é, hoje, um dos maiores produtores brasileiros e exportadores de proteína animal.

A data marca o crescimento da Medicina Veterinária e da Zootecnia e da trajetória de lutas do órgão pelo reconhecimento e valorização das profissões no Estado.

Criado pela Resolução nº 214 de 22/02/1978 do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), o Conselho foi criado quatro meses após a criação do Estado de Mato Grosso do Sul, definida pela Lei Complementar nº 31 de 11 de outubro de 1977.

Na época, com apenas 55 municípios, o recém-criado Estado já possuía a pecuária como uma de suas atividades principais. Em 1968, a Universidade Estadual de Mato Grosso fundou o curso de Medicina Veterinária

Além da pecuária altamente produtiva, Mato Grosso do Sul conta a atuação de profissionais na produção de alimentos de origem animal, piscicultura, clínica veterinária, pesquisa, entre outros. Esse desempenho acontece graças à dedicação e ao profissionalismo de médicos veterinários e zootecnistas que atuam na capital e nos municípios do interior

Durante dois anos, o CRMV/MS foi coordenado por uma Junta Governativa, responsável pelas eleições da primeira gestão e tendo como presidentes os médicos veterinários Ivan Cuiabano Lino (Jan a  Jul/79) e Edmundo Borges do Amaral (Jul a Fev/80).

As primeiras eleições ocorrem em dezembro de 1979, sendo a chapa vencedora composta pelo presidente Almério Victor de Oliveira, vice-presidente Hermano José Honório de Melo, secretário-geral José Mendes Marchesi, e tesoureiro José de Melo.

.