CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


Medicamento sem registro no órgão competente é irregular

Categoria: Bem-Estar Animal, CRMV-MS, CRMV-MS em Pauta, Destaques, MAPA, médicos veterinários, Notícias, Saúde Animal | Publicado em: 13/02/2023

A prescrição médico-veterinária sem os devidos cuidados e cautela, pode se tornar um problema sério na área da saúde animal e colocar em risco a saúde e bem-estar dos animais, bem como prejudicar a eficácia do tratamento.

O uso de medicamentos não registrados ou falsificados pode levar a reações adversas, interações medicamentosas indesejáveis e aumentar a resistência aos medicamentos, o que pode ser perigoso para a saúde animal e dificultar o tratamento de doenças futuras, podendo prejudicar também a segurança alimentar, já que podem conter substâncias perigosas e contaminantes. Isso porque quando um medicamento é falsificado ou sem registro não se sabe quais substâncias foram utilizadas, não houve aprovação pelo órgão regulatório. Eles podem tanto não apresentar eficácia para o que se busca, como causar danos graves, como intoxicação, por exemplo.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) é o responsável por fiscalizar e garantir a qualidades dos produtos de uso veterinários, sendo preciso passar por um extenso processo regulatório antes de sua comercialização.

Os novos painéis de BI (Business Intelligence) do MAPA traz informações de fácil visualização sobre estabelecimentos e produtos veterinários farmacêuticos e biológicos registrados, o que pode facilitar e dar mais segurança para os médicos-veterinários, que poderão acessar rapidamente que produtos são confiáveis para os seus pacientes.

O médico-veterinário se responsabiliza por seus atos profissionais e deve se atentar as prescrições e sua atuação clínica a fim de exercer a profissão com o máximo de zelo e o melhor de sua capacidade, empenhando-se para melhorar as condições de bem-estar e saúde animal.

 

Assessoria de Comunicação e Setor Técnico do CRMV/MS

 


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts