CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


Recuperação do Bioma: Revista “IstoÉ” realiza Expedição Pantanal

Categoria: Notícias | Publicado em: 28/06/2021

O trabalho realizado pelo CRMV-MS durante as queimadas em 2020 fará parte do documentário

A revista Isto É colocou o pé na estada com a Expedição Pantanal e está na Serra do Amolar, desde domingo (20) e por 10 dias cruzará todo o Pantanal para acompanhar o processo de treinamento dos brigadistas, o trabalho dos profissionais e das ONGs locais com a fauna em extinção e a situação em que se encontra o bioma.

A equipe da Expedição Pantanal é formada pelo documentarista Lawrence Wahba, a jornalista Flávia Vitorino e o biólogo Hugo Fernandes e vai resultar em um diário registrado nas plataformas e redes sociais da “IstoÉ”, com informações, fotos e vídeos enviados por eles.

Entre os entrevistados, está o Conselho de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS), por meio da conselheira Dra. Paula Helena Santa Rita, que coordena o Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal (GRETAP-MS).

Vale lembrar que o GRETAP-MS é fruto do trabalho iniciado dentro do CRMV-MS, juntamente com a UCDB, através da Campanha SOS Animais Silvestres lançada em setembro de 2020 pela instituição.

Segundo o presidente do CRMV-MS, Rodrigo Piva é gratificante ver os resultados da Campanha SOS Animais Silvestres tem gerado. “Nosso objetivo era oferecer mão de obra qualificada para atender e dar assistência aos animais que foram vítimas das queimadas. Montamos o GRETAP-MS e executamos ações no Parque da Nascentes do Taquari e na Serra do Amolar. Arrecadamos remédios, alimentos e principalmente oferecemos mão de obra qualificada, ou seja, médicos veterinários e zootecnistas que contribuíram no resgate e assistencialismo aos animais silvestres e domésticos. Realmente é muito gratificante poder contribuir”, pontuou.

Em abril deste ano o GRETAP-MS foi oficializado pelo governo do MS como grupo especializado para coordenar ações de resgate de animais silvestres em situações de desastre. O GRETAP atuará em contextos como os catastróficos incêndios enfrentados pela fauna e flora nativas do Pantanal e do Cerrado em 2020.

Para a coordenadora do GRETAP-MS, Dra. Paula Helena as ações em 2020, foram cruciais para que as queimadas em MS não fossem tão devastadoras. “Sem dúvida nenhuma tivemos perdas irreparáveis, fauna e flora foram consumidos pelo fogo aqui em MS, mas graças a ações que elaboramos dentro do CRMV-MS, oferecemos soluções imediatas para resgatar e atender aos animais vitimados pelo fogo. As ações continuam, pois a demanda é recorrente. Todos os anos sofremos com as queimadas e a partir deste ano poderemos contar com a CAVET – Centro de Atendimento Veterinário Unidade Amolar, que está em Corumbá e servirá de base para prestarmos os primeiros atendimentos aos animais silvestres e domésticos”, finalizou.

Além do CRMV-MS e da UCDB, outras instituições do poder público e da sociedade civil fazem parte da iniciativa: o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), o Ibama, a Polícia Militar Ambiental, o Instituto Tamanduá, o Instituto do Homem Pantaneiro – IHP, a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Corumbá e a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts