CRMV-MS adverte sobre a importância da vacinação antirrábica de cães e gatos
Categoria: Notícias | Publicado em: 13/08/2019Em MS as doses das vacinas já foram distribuídas, apenas Bonito irá receber essa semana
No mês de agosto começa a mobilização de todos para promover a luta contra a raiva. O movimento conta com eventos realizados ao redor do mundo, com o objetivo de conscientizar a população, divulgar conhecimento e imunizar animais. No Mato Grosso do Sul, os municípios já estão se organizando para realizar a campanha antirrábica, Campo Grande por exemplo a vacinação é oferecida durante todo o ano.
Para prevenir a propagação da raiva, o CRMV-MS orienta os tutores a imunizarem seus animais de estimação, seja nos centros de controle de zoonoses (CCZ), nas clínicas ou consultórios particulares, para garantir a prevenção da doença.
95% dos casos são provocados por cães infectados – A raiva é uma doença causada por vírus, do gênero Lyssavirus, da Família Rhabdoviridae. É caracterizada como uma encefalite progressiva aguda, de distribuição mundial, que acomete os mamíferos. Sua transmissão ao ser humano ocorre pelo contato com a saliva de animais infectados com o vírus e, geralmente, a infecção se dá por meio de mordeduras, podendo também ser por meio de arranhaduras e/ou lambeduras.
A raiva apresenta praticamente 100% de letalidade e, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em mais de 95% dos casos humanos a transmissão ocorre por agravos causados por cães infectados.
Vacinação Garantida em MS – Diferentemente do que vem ocorrendo em vários estados brasileiros, o Ministério da Saúde garantiu o envio das doses de vacinas para o estado, justamente por ser fronteira com a Bolívia através de Corumbá.
De acordo com os dados da Coordenação Estadual de Vigilância Epidemiológica dos 79 municípios sul-mato-grossenses, apenas Bonito ainda não recebeu as doses. “Bonito recebe as doses essa semana”, garantiu o gerente técnico de Zoonoses, Rafael Ovidio de Oliveira.
Ainda segundo dados da Vigilância Epidemiológica a população canina é de cerca de 522 mil animais, já a felina de 125 mil, portanto a imunização é crucial no controle dessa zoonose.
A importância da vacinação contra a raiva – A vacinação em cães e gatos tem importância zoonótica, ou seja, uma doença que pode ser transmitida ao ser humano. A vacina garante a manutenção de controle da raiva nos animais domésticos e consequentemente nas pessoas.
Sinais da raiva em pets – Caso o animal contraia a doença, é possível que ele apresente sinais neurológicos, como agressividade, excitação, confusão mental, sensibilidade à luz, convulsão ou paralisia ou paresia.
A importância da vacina contra a raiva se dá pelo fácil risco de contágio, principalmente para animais que vivem em áreas com muitos animais silvestres ou aqueles que viajam muito para áreas de risco como sítios e fazendas, ou qualquer outra situação que possa deixar o animal vulnerável.
Além disso, a raiva é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida de animais para humanos. A raiva humana também é bastante agressiva e em quase 100% dos casos ela pode ser fatal. Manter o pet vacinado é uma questão de segurança para ele e para todos que convivem com ele.
Campanha de vacinação – Fique atento às datas e locais das campanhas para vacinação antirrábica de seus cães e gatos (também existe a raiva felina, que é muito semelhante a da canina) que a sua cidade promove.
Compartilhe:
Comentários