Saiba mais sobre Leishmaniose Visceral Canina
Categoria: Notícias | Publicado em: 14/02/2019Leishmaniose Visceral Canina – é uma zoonose, ou seja, atinge os animais e os humanos. É causada por diferentes espécies de protozoários do gênero Leishmania, transmitidos aos homens e animais por meio de um inseto flebótomo, menor que um mosquito, popularmente conhecido como mosquito-palha, que está frequentemente presente em regiões quentes e úmidas.
Os cães, as raposas, os roedores e os equídeos são considerados reservatórios dessa doença, que recentemente foi descrita em gatos domésticos (Leishmaniose Felina).
A Leishmaniose é transmitida ao homem por meio da picada do mosquito, após ter picado um animal infectado. É importante ressaltar que a leishmaniose não tem cura e pode colocar a vida do seu cão em risco.
A melhor forma de se evitar a Leishmaniose é a prevenção. O mosquito palha, diferentemente do mosquito da dengue, se desenvolve normalmente em locais quentes e úmidos, portanto devemos evitar acúmulo de folhas e frutas onde o inseto pode se desenvolver.
Além da limpeza do ambiente, se faz necessário a dedetização do ambiente, repelentes elétricos, coleiras repelentes, utilização de pour on repelente e vacinas preventivas. Lembrando que nenhuma das formas de prevenção é de 100%, fazendo-se necessário a soma de diversas formas de evitar a doença.
Infelizmente, apesar de toda prevenção seu animal pode adquirir a Leishmaniose. Neste caso, o animal deve receber tratamento veterinário, o ambiente deve ser dedetizado e o acompanhamento desse animal deve ser efetivo.
Artigo: Gizelly Gonçalves Bandeira de Mello
Médica Veterinária / Conselheira do CRMV-MS
Compartilhe:
Comentários