CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


Ministério do Meio Ambiente divulga lista das espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção

Categoria: Notícias | Publicado em: 22/12/2014

O governo federal publicou na última quinta-feria (18/12), no Diário Oficial da União, uma lista de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção – Peixes e Invertebrados Aquáticos. A notícia está registrada na Portaria 445/2014 do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e é o resultado de pesquisas e levantamentos realizados pelo órgão entre 2010 e 2014.  Com a publicação da nova norma, qualquer espécie listada na portaria não poderá ser nem tocada ou capturada; somente para pesquisa autorizada pelo MMA.

De acordo com informações divulgadas no site do Ministério, 170 espécies deixaram de fazer parte da relação; entre elas, a baleia jubarte e a arara-azul-grande, ambas com populações em recuperação. Além disso, a classificação feita pelo órgão considerou 12.256 espécies da fauna brasileira –  incluindo peixes e invertebrados aquáticos –  e ampliou em 800% a quantidade de espécies avaliadas em comparação ao último levantamento, divulgado em 2003 – no qual havia sido avaliadas 816.

Os resultados incluem espécies antes não descritas, a exemplo do macaco-prego-galego, encontrado na Mata Atlântica nordestina, e que já entrou na lista como espécie ameaçada. Três espécies consideradas extintas foram reencontradas pelos especialistas, como a libélula fluminagrion taxaense, a formiga simopelta minina, e o minhocuçu rhinodrilus sasner.

Alerta

O levantamento do MMA mostra um aumento na quantidade de espécies ameaçadas. O total nessa situação é de 1.173, divididas em três categorias: Criticamente em Perigo (CR), Em Perigo (EN) e Vulnerável (VU). Na lista anterior, realizada em 2003 e 2004, havia 627 espécies ameaçadas. O MMA justifica o aumento dizendo que houve incremento porque a amostra também aumentou. "A antiga lista contemplava apenas 816 espécies, universo bastante reduzido quando comparado às mais de 12 mil espécies analisadas na lista atual", diz informações no portal da autarquia.

Fonte: Ascom/CFMV com informações MMA


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts