Falso médico-veterinário é autuado em flagrante em Dourados-MS

Categoria: Notícias | Publicado em: 02/02/2022

A equipe de fiscalização do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS), se deslocou para Dourados para investigar uma denúncia sobre uma pessoa que está se passando por médico-veterinário na cidade, portando carteira profissional supostamente falsificada.

A Polícia foi acionada pelo CRMV-MS e acompanhou a abordagem da nossa equipe até o local, um rancho onde o falso médico-veterinário estava realizando procedimentos irregulares. Foi constatado o flagrante de exercício ilegal da profissão. Um verdadeiro desserviço à sociedade, visto que tal atividade apresenta um iminente risco à saúde animal e, até mesmo, à saúde humana.

Atualmente, a equipe de fiscalização do CRMV-MS, atua em todo o estado para garantir o cumprimento das normas do exercício profissional dos médicos-veterinários e zootecnistas. Em casos como esse, em que a ocorrência envolve uma pessoa que não tem habilitação para desempenhar essa função e sem a formação adequada na área, o Conselho atua em parceria com os órgãos competentes.

“É um trabalho de suma importância realizado pela nossa equipe com o apoio de órgãos competentes, sempre que constatado o exercício ilegal da profissão por pessoas não habilitadas. Além disso, contamos com a fundamental contribuição dos profissionais da área, devidamente legalizados e registrados no Conselho, que nos ajudam a monitorar essas práticas irregulares por meio de denúncias, facilitando a atuação desta autarquia”, afirma Thiago Fraga, presidente do CRMV-MS.

Participam da ação hoje em Dourados, o gerente da fiscalização do CRMV-MS, Nilson Bulhões, a médica-veterinária Samantha Barboza e o agente fiscal Frederico Palma. Todos foram para o 1º DP, Setor SIG de investigações juntamente com o falso médico-veterinário e o delegado que está cuidando do caso é o Dr. Erasmo Bruno Cubas.

O CRMV-MS repudia atos dessa natureza e como órgão fiscalizador, vai cumprir seu dever profissional de forma ética e dentro da legalidade para zelar pela profissão e segurança dos nossos animais e sociedade.