Em dois anos, CRMV-MS autua 1.023 empresas e gera mais de 800 empregos

Categoria: Notícias | Publicado em: 26/10/2018

A fiscalização nos estabelecimentos onde a atividade básica esteja ligada a Medicina Veterinária e/ou Zootecnia é a principal atribuição do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV/MS), conforme Lei nº 5.517, de 23 de outubro de 1968.

Ainda segundo a lei, as empresas devem registrar, em cada um deles, um Responsável Técnico, devendo ser um Médico Veterinário ou Zootecnista, dependendo do estabelecimento, e realizar a inscrição no Conselho de sua jurisdição.

De acordo com levantamento feito pela gerente técnica do CRMV-MS e médica veterinária Ana Carolina Gonçalves, de janeiro de 2016 a agosto de 2018, 1.023 empresas foram autuadas devido a ausência do profissional Responsável Técnico (RT) no estabelecimento e por não estarem registradas no Conselho. Destas, 880 regularizaram a situação e contrataram um profissional, ou seja, quase 900 profissionais foram inseridos no mercado de trabalho.

Ainda no mesmo período, 363 novas empresas que desenvolvem atividades relacionadas a medicina veterinária e à zootecnia e que não estavam inscritas no Conselho e atuavam sem um Responsável Técnico. Com isso, foram aplicadas 691 multas, onde 418 foram canceladas devido a regularização da empresa, dentro do prazo estabelecido pelo CRMV-MS.

Sendo assim, 236 empresas regularizaram a situação no CRMV-MS e contrataram profissional para atuar como responsável técnico.

O CRMV/MS ressalta a importância da fiscalização realizada pela autarquia, que procura analisar as condições do ambiente e seus registros perante o Conselho. Além de assegurar a qualidade de produtos alimentícios de origem animal e serviços veterinários, é uma forma de garantir a manutenção da saúde pública.

Fonte: Ascom/CRMV-MS