CRMV/MS se posiciona contra proibição de antiparasitários com avermectina para uso veterinário

Categoria: Notícias | Publicado em: 23/07/2014

O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV/MS) se posicionou contra a proibição do uso veterinário da avermectina de longa duração no debate realizado na última segunda-feira (21) pelo Sistema Brasileiro do Agronegócio (SBA). O posicionamento foi declarado pelo Presidente do Conselho, João Vieira de Almeida Neto, e segue opinião do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).

Segundo o CFMV, existem vários antibióticos usados na Medicina Veterinária que podem trazer repercussões negativas não somente para a produção da carne produzida no País, mas também para a saúde humana. O Presidente do CRMV/MS defendeu, como solução, um sistema que respeite as normas e o receituário veterinário, “considerando que a propriedade e a indústria são assistidas por um responsável técnico e todo sistema do Brasil hoje tem uma assistência técnica médico veterinária, qualquer medicamento que seja utilizado com esta prescrição e assistência está seguro. O Conselho entende que todos esses procedimentos tecnicamente bem aplicados não incorreriam prejuízo a exportação, ao contrário garantiriam maior sanidade a esses animais”.

Além do Presidente do CRMV/MS, participaram do debate Cleber Soares, chefe geral da Embrapa Gado de Corte, Emílio Saloni, vice-presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal (Sindan), Fernando Paiva, professor doutor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, João Catto, parasitologista da Embrapa, João Pedro Cuthi Dias, comentarista do SBA e Jonatan Barbosa, vice-presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul).

Para assistir ao vídeo do debate, clique aqui.

Fonte: Ascom/CRMV-MS