7 de abril: Dia Mundial da Saúde

Categoria: Notícias | Publicado em: 04/07/2016

Em todo o mundo, o dia 7 de abril é marcado como o Dia Mundial da Saúde. Nesta data, o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV/MS) e o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) lembram que a atuação do médico veterinário está presente em diversos detalhes do cotidiano das pessoas e que suas ações fazem a diferença na Saúde Única.

O portal do CFMV tem uma página exclusiva sobre Saúde Única. Clique aqui e conheça mais sobre esse conceito difundido mundialmente e que fala sobre a união indissociável entre a saúde animal, humana e ambiental.

No campo de Notícias você vai encontrar textos com exemplos da atuação do médico veterinário na garantia da Saúde Única. E não deixe de ler o Saúde Única na Mídia, com as principais publicações sobre o assunto na imprensa do país.

Saúde Única

A Medicina Veterinária, ao abraçar e ligar os três aspectos dessa cadeia, revela-se uma das profissões mais completas do mundo. Foi criada com o dever de prevenir e curar doenças dos animais, mas sempre tendo como objetivo o homem e o serviço maior à humanidade.

Quando nos alimentamos, comemos um pedaço de queijo, tomamos um copo de leite ou ingerimos alguma carne, nem sempre imaginamos todo o trabalho desenvolvido até o produto chegar a nossa mesa.

Nas várias etapas da produção do alimento de origem animal, o médico veterinário está presente, atuando no manejo do pasto que serviu de alimento ao animal, trabalhando na prevenção de doenças transmissíveis ao ser humano e garantindo a qualidade do produto final.

Há ainda diversos tipos de zoonoses que podem ser adquiridas pelo consumo de carnes ou leite contaminados ou por meio de resíduos que podem contaminar o meio ambiente.

Muitas doenças podem ser melhor prevenidas e combatidas por meio da atuação integrada entre a Medicina Veterinária, a Medicina Humana e outros profissionais de saúde.

Em 2011 a Medicina Veterinária foi integradaàs equipes multiprofissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Desde então, os médicos veterinários têm a chancela do Governo Federal para atuar ao lado de outros profissionais que trabalham pela qualidade da atenção básica à Saúde nos municípios brasileiros.

Treze anos antes, em 1998, a Medicina Veterinária já havia sido reconhecida pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) como profissão da área de Saúde.

Dia Mundial da Saúde

A data foi criada em 1948 pela Assembleia Mundial da Saúde e tem como objetivo conscientizar a população sobre a qualidade de vida e os diferentes fatores que afetam a saúde populacional. A data coincide com a data de fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A OMS define a Saúde como "um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.

Fonte: CFMV