Publicado em: 12/09/2018

CFMV divulga a "Estratégia Mundial - Cuidando da Vida Selvagem"

.

A Comissão de Bem-Estar Animal (Cobea), do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), em parceria com a Associação Mundial de Zoológicos e Aquários, (Waza, sigla em inglês para World Association of Zoos and Aquariums) divulga a "Estratégia Mundial de Bem-Estar Animal - Cuidando da Vida Selvagem", elaborada pela Waza.

O documento aborda conceitos para o estabelecimento e manutenção de um padrão aceitável de bem-estar animal, relacionado com as melhores práticas para o manejo de animais selvagens. Em 2015, a Waza estabeleceu a Estratégia com o objetivo de reconhecer que zoológicos e aquários têm a responsabilidade de atingir altos padrões de bem-estar animal para apoiar seus objetivos, como instituições modernas de conservação.

Nos últimos anos, houve avanços significativos no conhecimento sobre animais e a ciência do bem-estar animal. Isso resultou em grandes mudanças nos zoológicos e aquários modernos. No passado, eram lugares onde os animais eram "exibidos" para o prazer dos visitantes. Hoje devem ser centros de bem-estar e garantir que as condições para os animais sob seus cuidados sejam as melhores possíveis.

Nesse contexto, enquanto essas instituições continuam a existir, a Estratégia veio para trazer recomendações aos zoológicos e aquários que apliquem um modelo simples de bem-estar, chamado de "Cinco Domínios". A iniciativa ainda preconiza treinamento e educação continuada do pessoal, bem como compromisso com a pesquisa sobre bem-estar animal, para aplicar o conhecimento de forma consistente em seus domínios.

A Waza

Fundada em 1935, a Waza tem como objetivo guiar, encorajar e oferecer suporte à comunidade mundial de zoológicos e aquários em termos de manejo, bem-estar, educação ambiental e conservação de espécies. Reunindo mais de 300 membros, a associação tem a missão de buscar a excelência na gestão destas instituições, sendo a entidade internacional de maior relevância na definição de diretrizes para manejo de fauna selvagem ex situ.

A Cobea

A Cobea tem como atribuições o estudo e a apreciação de temas relacionados ao bem-estar dos animais de experimentação, produção, companhia, silvestres, esportes e de trabalho. Conheça os integrantes.

Acesse a Estratégia

- Versão em português

- Versão em inglês

- Vídeo Cuidando da Vida Selvagem, produzido pela Waza (em inglês | duração 4'50")