CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


Inauguração de Castramóvel em Jardim destaca o papel do médico veterinário para a saúde coletiva.

Categoria: Bem-Estar Animal, Castramóvel, CRMV-MS, Destaques, Notícias, Parcerias | Publicado em: 30/04/2021

O Presidente do CRMV-MS Rodrigo Piva, acompanha a inauguração do Castramóvel nesta sexta-feira (30), que é fruto de emenda parlamentar destinada pelo Deputado Estadual e Médico Veterinário, Márcio Fernandes. Serão atendidos 30 felinos machos no primeiro mutirão de castração.

O castramóvel é destinado a auxiliar políticas públicas de controle de zoonoses por meio do controle populacional de cães e gatos e garantir acesso ao procedimento de esterilização cirúrgica com qualidade às pessoas necessitadas.

Para Rodrigo Piva “o controle populacional é um instrumento importante de contribuição da medicina veterinária para qualidade de vida da população e controle das doenças de origem zoonóticas, ou seja, aquelas que tem início nos animais e podem afetar a saúde humana.” Pontuou.

Na ocasião o Deputado Estadual Márcio Fernandes anunciou uma nova emenda parlamentar no valor de 100 mil reais para a instalação de um Centro de controle de zoonoses em Jardim MS, onde será possível a atuação do médico veterinário em prol de toda a sociedade.

A Prefeita de Jardim MS, Dra. Cleidiane (DEM) a ação é importante pois atende aos animais da cidade e às pessoas que necessitam da castração, agradecendo o empenho de todos os envolvidos.

Participaram ainda várias autoridades de outros municípios que vieram compartilhar da experiência de castração itinerante por meio do castra móvel, dentre elas a coordenadora do CCZ de Ponta Porã, a médica veterinária Adrieli Quinhones, que destacou “é importante podermos acompanhar e ver o projeto de castração em funcionamento, o município de Ponta Porã tem um projeto em andamento para atender a população Ponta-Poranense no controle populacional de cães e gatos para prevenção de doenças”.

O evento foi prestigiado pelo vereador presidente da Câmara de Laguna Caarapã, Flavio Oliveira (MDB), acompanhado do vereador Márcio Gutierrez (PSDB), e do Diretor da Câmara, Denner Duarte. Para o vereador Flávio Oliveira, que também é médico veterinário, essas ações são importantes e trazem benefícios à população, e aproveitou a oportunidade para trocar informações sobre as formas de levar o projeto de castração ao seu município.

O CRMV-MS destaca que as ações de castração são estratégias voltadas à promoção e proteção da saúde única, preservando a saúde humana, garantindo o bem estar animal e protegendo o meio ambiente, uma vez que a regulamentação do mutirão de castração exige protocolo de seleção dos animais elegíveis para esterilização cirúrgica, segurança e bem-estar do paciente e ainda a destinação adequada dos resíduos de saúde produzidos na ação.

“A castração é um ato que exige conhecimento técnico e científico e só pode ser realizado por médico veterinário regularmente inscrito no Conselho e com local e estrutura compatíveis para garantia da qualidade do serviço, é importante que todos tomem cuidado e procurem serviços regulares de atendimento veterinário” finalizou Rodrigo Piva, presidente do CRMV-MS.

Ascom CRMV-MS


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts