CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


Artigo: Avicultura no Mato Grosso do Sul*

Categoria: ART, CEAS, CRMV-MS, Curiosidades, Destaques, médicos veterinários, zootecnistas | Publicado em: 28/08/2020

O Brasil apresenta-se como o maior exportador e o terceiro maior produtor de carne de frangos do mundo, o que coloca o país na posição de potência Avícola Mundial. Tanto a avicultura industrial quanto a de pequena escala são responsáveis pela geração de milhões de empregos diretos e indiretos no Brasil. Contribuem também para a geração de fontes de proteína animal de baixo custo e de fácil acesso à população.

Mato Grosso do Sul aderiu ao Programa Nacional de Prevenção a Influenza Aviária e Controle e Prevenção da Doença de Newcastle em 2007, assim o Estado passou a fazer parte do Programa Nacional de Sanidade Avícola. Em 2017, Mato Grosso do Sul ocupou a quinta posição entre os Estados Exportadores de carne de frango, representando 4,28% das exportações brasileiras, atrás dos Estados do Paraná (37,20%), Santa Catarina (22,95%), Rio Grande do Sul (17,58%) e São Paulo.

No Mato Grosso do Sul foram abatidas 171.492.097 aves. Quanto à produção de ovos para o consumo humano no Brasil o Estado aparece na 12º posição (1,07% da produção brasileira). Quanto à produção de ovos férteis, o MS é o quarto Estado exportador de Material Genético. E é nesse cenário de crescimento que o Serviço de Defesa Sanitária Animal foi aprimorado, ressaltando a importância do setor avícola de forma direta e indireta na economia agroindustrial do Estado de Mato Grosso do Sul.

Hoje o MS conta com mais de 530 núcleos de produção avícola que possuem a biossegurança mínima para produção. Aviários modernos, dotados de salas sanitárias, que garantem a segurança sanitária do plantel, com registro e monitoramento sanitário necessário para melhor desempenho na produção de carnes e ovos. Dessa forma os produtores do Mato Grosso do Sul estão aptos a fornecer um alimento seguro e de qualidade para toda população como também exportar seus produtos.

*Janine Ferra Vieira de Almeida – membro da Comissão Estadual de Animais Silvestres (CEAS)


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts