CRMV-MS alerta sobre cuidados para não sofrer ataques de escorpião
Categoria: Notícias | Publicado em: 13/12/2021O ataque de escorpião é mais recorrente em meses chuvosos, ou seja, entre dezembro e março esse índice tende a aumentar em Campo Grande. Segundo informações do Ministério da Saúde foram pelo menos 578 atendimentos envolvendo ataques de escorpião em 2021. Com intuito de alertar a população sobre os cuidados a serem tomados para evitar esse tipo de ataque foi elaborado pela Comissão Estadual de Meio Ambiente (CEMA) um Informativo com Dicas Preventivas.
De acordo com a presidente da CEMA, Dra. Magyda Moussa o informativo foi elaborado com o intuito de prevenção mesmo, pois com a permanência das pessoas em casas é comum a realização de faxinas nos quintais, esconderijo escolhido pelos escorpiões se esconderem. “Os escorpiões tem predileção por lugares úmidos e escuros. Com as altas temperaturas e umidade excessiva, os escorpiões se escondem e acabam por entrar nas residências e colocando a população humana e os animais domésticos em risco. Aqui em Campo Grande os números de acidentes comprovam que todo o cuidado é pouco”.
De acordo com a Coordenadora de Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Juliana Resende Araujo é importante lembrar que o número de todos estes acidentes são obtidos por meio de notificação de vítimas atendidas pelo SUS, podendo este número ser maior, pois algumas pessoas podem ter procurado atendimento em hospitais particulares fazendo com que a Secretaria Municipal de Saúde não tenha acesso a estes números reais (subnotificações).”É preocupante o aumento dos casos neste primeiro trimestre. As chuvas neste período são bem intensas o que causa o desalojamento de escorpiões das redes de esgoto e de terrenos baldios. A manutenção de materiais inservíveis e matéria orgânica em terrenos e até mesmo em residências, possibilitam a permanência de outros animais que possam servir de alimento para escorpiões, como é o caso as baratas. Tais situações propiciam aos escorpiões o local ideal para a sobrevivência e boa adaptação ao meio urbano”.
Abaixo segue algumas dicas para se proteger:
– Usar luvas de couro para manipular lixo, entulho e material de construção;
– Limpar terrenos baldios próximos à sua casa;
– Colocar telas de proteção em ralos e protetores nas portas;
– Evitar acúmulo de lixo.
Confira todas as dicas acessando o Informativo sobre Escorpião
Compartilhe:
Comentários