Torneios leiteiros devem estar sob responsabilidade de RT registrado no CRMV
Categoria: Notícias | Publicado em: 05/02/2019O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) publicou na última terça-feira (29) a Instrução Normativa n° 6, que estabelece boas práticas para realização de torneios leiteiros no Brasil. O documento determina que é obrigatória a presença de um médico-veterinário registrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado, como Responsável Técnico pelo evento.
O documento também determina as atribuições do médico-veterinário responsável técnico pelo evento, tais como orientar a organização do evento para fins de minimizar riscos sanitários e promover o bem-estar dos animais; verificar a adequação das instalações onde permanecerão os animais; comunicar óbitos, suspeitas de crueldade, maus tratos ou abuso de animais; verificar o cumprimento de procedimentos de higiene durante as ordenhas; dentre outros.
A Instrução Normativa estabelece que todo torneio leiteiro deve ser autorizado previamente pelo órgão oficial de defesa agropecuária. Para obter autorização, os organizadores devem apresentar a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e o plano de destinação do leite oriundo do torneio. Outros aspectos abordados são relativos as instalações e equipamentos, que devem assegurar condições que promovam o bem-estar dos animais. A IN também trata da logística dos eventos, como no ingresso dos animais, e na elaboração dos regulamentos.
Para saber mais, clique no link a seguir e leia a IN na íntegra, através desse link.
Fonte e Foto: CRMV-MG
Compartilhe:
Comentários