Presidente participa de Seminário que discute os esforços para erradicação da febre aftosa na América do Sul
Categoria: Notícias | Publicado em: 04/05/2016O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV/MS), João Vieira de Almeida, participa de ontem (4) até amanhã (5) do Seminário Internacional que antecede a 43ª Reunião Ordinária da Comissão Sulamericana para a Luta contra a Febre Aftosa (Cosalfa) e reúne, no Uruguai, representantes de diferentes países.
Entre os temas discutidos durante o encontro estão as metodologias para a implementação do guia técnico para a transição de status sanitário de febre aftosa na América do Sul.
Além do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Brasil está representado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), com a participação do presidente Benedito Fortes de Arruda.
Também participam do seminário os médicos veterinários Cícero Pitombo, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ); Irineu Benevides; secretário-geral do CRMV-RJ; José Arthur Martin, vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS); e Daniella Soares de Almeida, vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Mato Grosso (CRMV-MT).
43ª Reunião da Cosalva
Nos dias 7 e 8 de abril, a Comissão Sulamericana para a luta contra a Febre Aftosa realizará sua 43ª reunião. Na pauta, está a discussão sobre o andamento do programa de erradicação da doença e os desafios que devem ser enfrentados com prioridade.
A Comissão analisará a situação atual de acordo com os desafios estabelecidos no Plano de Ação 2011-2020, com atenção especial aos locais que ainda não contam com o reconhecimento de status sanitário e às ações finais do programa de erradicação da doença.
Além do Brasil, a Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Venezuela e Uruguai fazem parte da Comissão. A Cosalva 43 é promovida pelo Centro Pan-americano de Febre Aftosa (Panaftosa).
Fonte: Ascom/CRMV-MS com CFMV
Compartilhe:
Comentários