CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


Presidente entrega “Prêmio Joaquim Freire” à acadêmica de Zootecnia da UFMS

Categoria: Notícias | Publicado em: 05/02/2017

O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV/MS), João Vieira de Almeida Neto, e o conselheiro André Gomes Freire Guidolin estiveram presentes, na noite da última quarta-feira (26), na colação de grau dos acadêmicos de Zootecnia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). No evento, o presidente entregou o “Prêmio Joaquim Freire” à acadêmica Thais Fernanda Farias de Souza Arco por ter obtido o melhor coeficiente de desempenho entre os formandos.

O “Prêmio Joaquim Cavalcanti Freire” foi instituído pela Resolução CRMV/MS nº 27/2006 e reformulado pela resolução nº 67/2016.

Para calcular o desempenho, a resolução considera a média entre histórico escolar e currículo vitae nos anos de graduação. Para cálculo da pontuação do currículo vitae, observam-se os seguintes critérios: horas de estágio, participação em congressos, seminários, simpósios, projetos de pesquisa ensino e extensão, iniciação científica, monitorias e trabalhos publicados em congressos, anais e periódicos.

 

Joaquim Cavalcanti Freire

O “Prêmio Joaquim Cavalcanti Freire” homenageia o médico veterinário Joaquim Freire pela contribuição e importância dos serviços prestados à Medicina Veterinária dos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Nascido em 1914, na cidade de Cáceres-MT, formou-se em Medicina Veterinária pela Escola Nacional de Veterinária, no Rio de Janeiro, em 1942. No ano seguinte, obteve a patente de Segundo Tenente Veterinário no Exército Brasileiro. Anos depois, Joaquim Freire destacou-se no campo, onde foi um dos pioneiros na introdução e melhoramento genético da raça Nelore, inclusive o Nelore vermelho, no Estado. Entre suas contribuições científicas está o estudo voltado para a aplicação do sal mineralizado como elemento básico na produção e na produtividade dos rebanhos.

Joaquim Freire contribuiu, ainda, para o fortalecimento da classe veterinária. Foi sócio fundador da Associação Campograndense de Medicina Veterinária, em 1970, hoje, Sociedade Sul-mato-grossense de Medicina Veterinária – SOMVET. Colaborou na administração do Sindicato dos Médicos Veterinários do Estado. Integrou a primeira diretoria do CRMV/MS, chegando a ceder imóvel de sua propriedade para que a autarquia pudesse iniciar seu funcionamento em Mato Grosso do Sul, em 3 de Janeiro de 1979.

 

Fonte: Ascom/CRMV-MS


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts