Nota sobre a Febre Maculosa
Categoria: Notícias | Publicado em: 26/05/2021A febre maculosa também conhecida como febre do carrapato, é causada pela picada do carrapato estrela infectado pela bactéria Rickettsia rickettsii e este permanece aderido ao hospedeiro por um período de, pelo menos 4 a 6 horas. Este carrapato pode estar no meio ambiente e parasita comumente capivaras, que são animais abundantes no nosso Estado, mas que inclusive outros animais podem estar envolvidos no ciclo da doença.
A doença em humanos é manifestada principalmente por febre, além de forte dor de cabeça, dores no corpo, cansaço, falta de apetite, dor de barriga, ânsia de vômito e pequenas manchas vermelhas pelo corpo, no período de 2 a 15 dias após ter tido contato com algum carrapato. Se atentar a presença da lesão da picada do carrapato ao manifestar esses sintomas é uma informação de grande valia durante o atendimento médico.
A Comissão Estadual de Meio Ambiente do CRMV-MS, mesmo ciente de não ter caso registrado da doença no Mato Grosso do Sul, reforça a população sobre as medidas preventivas ao visitar parques, matas, trilhas, etc., tais como uso de roupas claras para melhor visualização de carrapato, uso de sapatos fechados, evitar uso de shorts que exponha área corpórea para fixação do carrapato, fazer a retirada mecânica imediata assim que verificar a presença do artrópode.
A prevenção deve estar sempre presente, independente de termos casos notificados ou não. Vamos juntos prezar pela Saúde humana, animal e ambiental.
Magyda Arabia Araji Dahroug Moussa – Presidente da Comissão Estadual de Meio Ambiente
Compartilhe:
Otima materia.Vcs poderiam disponibilizar mais acervos sobre a FMB?Trabalho com isso na SESA -Ce.
gta
Vamos ver com a comissão dra. Atte. Equipe CRMV-MS