Início do verão 21 de dezembro
Categoria: Bem-Estar Animal, Destaques, Notícias | Publicado em: 21/12/2021O início do verão, que corresponde ao fenômeno astronômico chamado de Solstício de verão, acontece em dezembro no Hemisfério Sul.
Assim, a estação mais quente do ano se inicia no Brasil em 21 de dezembro de 2021 às 12h59 e termina em 20 de março de 2022. O verão é marcado pelo aumento das temperaturas e umidade, durando 3 meses.
No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, a estação do verão é caracterizada por apresentar dias mais longos do que as noites, clima quente e chuvas constantes, em decorrência da rápida evaporação das águas pelo calor do Sol.
Animais no Verão: cuidados com os pets no calor
Os cães e os gatos quando estão em um ambiente de calor, não são capazes de transpirar igual aos seres humanos. Os cães e gatos possuem pouquíssimas glândulas sudoríparas espalhadas pelo corpo, sendo glândulas especializadas em expulsar água e vapor. Quando o animal é exposto ao calor, as células entram em ação, mas não de modo muito eficaz, igual como é com os humanos. A maior parte delas ficam localizadas nos coxins, popularmente conhecido como “as almofadinhas” das patas dos animais. Uma região pequena, não sendo suficiente para controlar a temperatura de todo o corpo dos animais no verão, por isso a importância que o pet tenha disposição à água fresca, sombra e superfícies frias para poderem se refrescar e diminuírem a temperatura corporal.
Durante os dias de calor intenso, lembre-se sempre de adotar os seguintes cuidados com o seu pet:
Mantenha água limpa e fresca sempre à disposição;
Mantenha o animal em local com sombra e circulação de ar constante;
Nunca deixe o animal sozinho dentro do carro;
Não estimule atividades físicas nos horários de maior calor (além de influenciar o aumento da frequência cardiorrespiratória do animal, pode promover queimaduras em suas patas).
Incidência de insetos e parasitas
As temperaturas mais altas e a grande umidade favorecem a proliferação de pulgas, carrapatos, mosquitos e moscas. Cães e gatos também sofrem com mosquitos que podem transmitir doenças, como a Dirofilariose e a Leishmaniose. As picadas geralmente acontecem nas regiões sem pêlo, como a ponta do nariz, abdômen, orelha e ao redor dos olhos, por isso é importante estar atento a algum tipo de marca aparente. Os animais costumam coçar intensamente estes locais caso tenham sido picados.
O verão também é uma época propícia para as moscas, que depositam larvas. Por isso, mantenha os ferimentos do seu animal – caso tenha – sempre protegidos e cobertos. Também são comuns as moscas que depositam larvas em pele sem ferimento, conhecidas como Bernes.
Portanto, é de extrema importância ter cuidados com a saúde de seu pet no verão, evitando que ele sofra com as temperaturas e enfermidades que possam ser impulsionadas nesta época do ano.
Por: Bárbara Castro, estagiária do Setor Técnico do CRMV-MS.
Compartilhe:
Comentários