Estresse térmico é uma das causas da queda na produção leiteira
Categoria: Notícias | Publicado em: 22/01/2015Em diversas regiões brasileiras, o calor está alcançando temperaturas acima de médias históricas. Somado a isso, há a falta de chuvas. Esse clima, além do desconforto afeta diretamente a produção de leite. O estresse térmico em bovinos leiteiros é um dos temas tratados na edição 63, da Revista CFMV, que está sendo distribuída aos profissionais.
De acordo com o artigo, as perdas causadas pelo calor muitas vezes passam desapercebidas pelos produtores, que acabam não contabilizando-as. Estima-se que cada vaca possa reduzir, por causa do calor, cerca de 33% de sua produção de leite no pico da lactação. Com o desconforto, há redução no consumo de alimentos e água – o que além da produção também afetam o crescimento do animal e a sua reprodução.
O texto traz informações sobre o que causa o estresse térmico e quais medidas podem ser tomadas para reduzir o efeito do calor. Exemplo está na instalação de sombrites de polipropileno para criar sombra artificial ou uso de ventiladores e equipamentos de aspersão.
Todos os detalhes podem ser conferidos a partir da página 49, da edição 63, da Revista CFMV.
Fonte: Ascom/CFMV
Compartilhe:
Comentários