CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


CRMV-MS lança documentário sobre a produção legal de animal silvestre

Categoria: Bem-Estar Animal, Campanhas CRMV-MS, CEAS, CRMV-MS, Curiosidades, Destaques, Divulga CRMV-MS, Embrapa, Incêndio no Pantanal, médicos veterinários, Meio Ambiente, Notícias, Origem Aninal, Saúde Única, SOS Animais do Pantanal, SOS Animais Silvestres, zootecnistas | Publicado em: 17/01/2022

Vídeo de 12 minutos mostra que o abate de animais silvestres na natureza é crime e o consumo de produtos de origem animal não inspecionado pode acarretar a transmissão de doenças.

O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS), por meio da Comissão Estadual de Animais Silvestres (CEAS) lança um documentário de 12 minutos sobre a produção legal de animal silvestre, com objetivo de frear o abate clandestino de jacarés, que ainda ocorre no Pantanal Sul-mato-grossense.

De acordo com a presidente da CEAS, Dra. Paula Helena Santa Rita “as principais vítimas da predação pela caça aqui no nosso estado é justamente o jacaré do pantanal. Ainda se propaga muito o consumo da carne do animal abatido na natureza”.

Em contraposição à produção sustentável da carne desses animais, em Corumbá (MS), inspirou o Conselho Regional de Medicina Veterinária de MS reforçar o papel fundamental de médicos-veterinários e zootecnistas na cadeia produtiva dessa carne exótica.

Apesar de a criação de animais silvestres em cativeiro para fins econômicos ou de conservação seja regulamentada pela Instrução Normativa Ibama nº 7, de 30 de abril de 2015, a caça predatória de jacarés de vida livre ainda ocorre. Caçadores abatem os animais, retiram suas caudas e deixam os corpos boiando nos rios.

Para o presidente do CRMV-MS, Rodrigo Piva “O CRMV-MS tem sua função de proteger a sociedade, garantindo que haja um profissional qualificado para trazer a segurança de toda a produção independente do animal.”

As imagens dos jacarés boiando foram gravadas na Serra do Amolar, uma das áreas mais afetadas pelos incêndios de 2020, quando surgiu a ideia do documentário. Também foram cedidas imagens da Policia Militar Ambiental (PMA) de Bonito e da UCDB, possibilitando esclarecer a importância da conscientização da população que o abate de animais silvestres na natureza é crime e o consumo de produtos de origem animal não inspecionado pode acarretar a transmissão de doenças.

Confira o vídeo, clicando aqui.


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts