CRMV-MS entrega cédulas de identidade profissional e “Prêmio Joaquim Cavalcanti Freire” em colação de grau
Categoria: Notícias | Publicado em: 27/01/2017Com o objetivo de participar deste importante passo na vida do estudante universitário, o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV/MS) esteve presente, na noite da última quarta-feira (25), na colação de grau dos acadêmicos de Medicina Veterinária do Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran). Como incentivo à carreira profissional e de forma pioneira, o Presidente João Vieira de Almeida Neto entregou, juntamente aos diplomas, a cédula de identidade profissional aos novos médicos veterinários.
Tornando a noite ainda mais especial, o CRMV/MS entregou o “Prêmio Joaquim Cavalcanti Freire” ao acadêmico Gustavo L. de Lima, uma forma de reconhecimento por ter obtido o melhor rendimento entre a classe de formandos.
“É uma sensação inexplicável receber esse prêmio. Concorri com colegas que são muito bons em notas e que também participaram de estágios, mas fico feliz que a nota do prêmio seja a soma de outros quesitos também”, comemora o acadêmico Gustavo L. de Lima. Sobre os planos futuros, o médico veterinário diz que pretende atuar em ginecologia e obstetrícia ou odontologia veterinária.
O prêmio foi instituído pela Resolução CRMV/MS nº 27/2006 e reformulado pela resolução nº 67/2016. Há mais de 5 anos o prêmio não era entregue pelo CRMV/MS.
Para calcular o desempenho, a Resolução considera a média entre histórico escolar e currículo vitae nos anos de graduação. Para cálculo da pontuação do currículo vitae, observam-se os seguintes critérios: horas de estágio, participação em congressos, seminários, simpósios, projetos de pesquisa ensino e extensão, iniciação científica, monitorias e trabalhos publicados em congressos, anais e periódicos.
Confira a galeria de fotos aqui.
Joaquim Cavalcanti Freire
O “Prêmio Joaquim Cavalcanti Freire” homenageia o médico veterinário Joaquim Freire pela contribuição e importância dos serviços prestados à Medicina Veterinária dos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Nascido em 1914, na cidade de Cáceres-MT, formou-se em Medicina Veterinária pela Escola Nacional de Veterinária, no Rio de Janeiro, em 1942. No ano seguinte, obteve a patente de Segundo Tenente Veterinário no Exército Brasileiro. Anos depois, Joaquim Freire destacou-se no campo, onde foi um dos pioneiros na introdução e melhoramento genético da raça Nelore, inclusive o Nelore vermelho, no Estado. Entre suas contribuições científicas está o estudo voltado para a aplicação do sal mineralizado como elemento básico na produção e na produtividade dos rebanhos.
Joaquim Freire contribuiu, ainda, para o fortalecimento da classe veterinária. Foi sócio fundador da Associação Campograndense de Medicina Veterinária, em 1970, hoje, Sociedade Sul-mato-grossense de Medicina Veterinária – SOMVET. Colaborou na administração do Sindicato dos Médicos Veterinários do Estado. Integrou a primeira diretoria do CRMV/MS, chegando a ceder imóvel de sua propriedade para que a autarquia pudesse iniciar seu funcionamento em Mato Grosso do Sul, em 3 de Janeiro de 1979.
Fonte: Ascom/CRMV-MS
Compartilhe:
Comentários