Consciência em animais é um dos temas do III Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-estar Animal
Categoria: Notícias | Publicado em: 29/07/2014Estudantes, profissionais, pesquisadores e especialistas de várias partes do mundo estão em contagem regressiva para participarem do III Congresso Brasileiro de Bioética de Bem-estar Animal, que acontecerá na próxima semana (entre 5 e 7 de agosto), em Curitiba.
Um dos assuntos mais esperados do Congresso é sobre “consciência em Animais”. Para a bióloga e especialista no assunto Priscilla Tamioso, a questão é de extrema importância para a comunidade científica, já que a presença de emoções e consciência em animais tem recebido atenção de diversos setores, incluindo as áreas de psicologia, neurociências e bem-estar animal. Recentemente, um grupo internacional de pesquisadores assinou um manifesto, denominado Declaração de Cambridge sobre Consciência (The Cambridge Declaration on Consciousness), o qual trata sobre a existência de experiências conscientes em animais vertebrados e invertebrados. Priscilla é também uma das colaboradoras voluntárias para a realização do Congresso. Ela explica que o manifesto evidencia que a ausência de um neocórtex não impede que os animais experimentem estados afetivos e consciência, reiterando que a diferença entre eles justifica-se em grau e não em gênero.
O autor da Declaração, pesquisador da Universidade de Stanford e do Massachusetts Institute of Technology, Philip Low, o professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Daniel Braga Lourenço e a Dra. Françoise Wemelsfelder, pesquisadora da Scotland’s Rural College, vão discutir sobre o tema durante a tarde do primeiro dia do evento.
Mas, afinal, como é possível inferir a existência de consciência em animais? Quais são as implicações da presença de emoções e consciência em animais no modo como nós os tratamos? Essas e outras respostas os participantes poderão conferir na próxima semana durante o III Congresso Brasileiro de Bioética e Bem Estar Animal. O evento é organizado pelo CFMV em parceria com o Laboratório de Bem-estar Animal (LABEA), da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Fonte: CFMV
Compartilhe:
Comentários