Ação de fiscalização conjunta resulta em aproximadamente 2 toneladas de carne apreendida em Nova Andradina/MS
Categoria: Notícias | Publicado em: 28/03/2022O CRMV-MS participou essa semana de uma ação de fiscalização conjunta com a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do MS (IAGRO), Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (DECON) e a Vigilância Sanitária Municipal na cidade de Nova Andradina, Mato Grosso do Sul.
Foram apreendidos e inutilizados aproximadamente, 2 toneladas de produtos de origem animal em quatro estabelecimentos da cidade. Os produtos estavam sem registro nos órgãos sanitários competentes oficiais, contrariando a legislação sanitária vigente.
Dentre as irregularidades constatadas, foram encontrados produtos armazenados de forma inadequada, derivados de carne produzidos pelo próprio estabelecimento, sem rotulagem ou com rotulagem irregular, cortes embalados à vácuo na ausência do consumidor e expostos para comercialização, tais como suínos, linguiças, charques, frango, carneiro, hambúrguer, frios (mussarela, presunto, mortadela, queijo) sem registro do Serviço de Inspeção Municipal e até produtos com registro em órgão fiscalizador de outro estado.
As empresas possuem profissional responsável técnico, no entanto, não foram encontrados livro de anotações, registro de visitas e orientações para os estabelecimentos. Um dos médicos-veterinários encaminhou, posteriormente, a cópia de um documento de solicitação de registro do estabelecimento, mas não compareceu no momento da fiscalização.
Visto que perante o CRMV-MS os estabelecimentos fiscalizados em conjunto nessa ação estão regulares, já que possuem o médico-veterinário responsável técnico, caberá abertura de processo ético para investigar as irregularidades da atuação desses profissionais.
Compartilhe:
Comentários