Podcast do CRMV-MS aborda a visão geral da medicina veterinária e da zootecnia no Brasil, com presidente e vice-presidente do federal

Categoria: CRMV-MS, CRMV-MS em Pauta, médicos veterinários, zootecnistas | Publicado em: 13/03/2023

Aconteceu nesta segunda-feira (13), às 20h (21h de Brasília), a 5ª edição do podcast do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Mato Grosso do Sul (CRMV-MS) com o tema ‘Visão Geral da Medicina Veterinária e Zootecnia no Brasil’. O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) foi o convidado especial desta edição.

Participaram o presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida (CRMV-SP 1012); a vice-presidente do CFMV, Ana Elisa Fernandes de S. Almeida (CRMV-BA 1130); o presidente do CRMV-MS, Thiago Leite Fraga (CRMV-MS 3875); e o secretário-geral do CRMV-MS, Leonardo Azambuja Jacarandá (CRMV-MS 2296), como anfitrião da transmissão.

A transmissão aconteceu no Wetiga Hotel, em Bonito (MS), onde está ocorrendo a 368ª Sessão Plenária Ordinária do CFMV. O local também será sede da 1ª Câmara Nacional de Presidentes (CNP) de 2023, de 15 a 18 de março. As entrevistas de estreia estão disponíveis no canal do YouTube do CRMV-MS.

Um dos assuntos debatidos durante a transmissão foi a integração de todos os 27 regionais do Brasil ao Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP). A implantação do sistema aconteceu no primeiro dia útil de 2022 pelo CFMV para gerenciar eletronicamente as informações administrativas e agilizar a tramitação digital de documentos e processos.

A inovação tecnológica gerou economia de tempo, recursos financeiros e humanos, os quais puderam ser realocados no aperfeiçoamento dos serviços prestados aos profissionais e à sociedade, como incremento da fiscalização e manutenção evolutiva dos sistemas on-line. O SUAP ainda reduziu a necessidade de consumo de material de expediente e de impressões, demonstrando o compromisso da autarquia com a sustentabilidade.

O recadastramento profissional também foi abordado no podcast. Por dois anos, os profissionais que fizerem o recadastramento digital, de forma voluntária, receberão a nova cédula de identidade profissional gratuitamente. O documento terá novo formato físico, mais moderno, compacto, em material durável, além de uma versão digital acessível pelo aplicativo do CFMV. As cédulas terão QR-Code para confirmar a autenticidade e garantir as normas de segurança da informação e de privacidade de dados.

Outros assuntos

No mês de comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a importância da presença feminina no sistema esteve na pauta de estreia. Atualmente, a participação das mulheres no sistema ultrapassa 60%, sendo superior à quantidade de homens. Inclusive, uma das participantes do podcast, a vice-presidente Ana Elisa Almeida, é a primeira mulher a integrar a diretoria do conselho federal, em quase 55 anos de existência, sendo uma das pioneiras na questão de representatividade feminina.

A avaliação do Tribunal de Contas da União (TCU), que conferiu nota máxima ao CFMV em transparência ativa; importância do processo eleitoral e de conhecer o seu representante; participação dos profissionais nas plenárias públicas; articulações institucionais em Projetos de Lei que estão em andamento; o ingresso em ação civil pública contra o ensino a distância para cursos de saúde do Sistema CFMV/CRMVs; entre outros assuntos foram abordados durante a transmissão.