Defenda a Medicina Veterinária: Vote NÃO ao PL 3665/2024

Categoria: CFMV, Consulta Pública, CRMV-MS, médicos veterinários | Publicado em: 30/09/2024

Nota de Repúdio

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Mato Grosso do Sul (CRMV/MS) vem a público manifestar seu veemente repúdio ao Projeto de Lei nº 3665/2024, de autoria do senador Hamilton Mourão, que propõe regulamentar as análises clínicas de animais no Brasil, permitindo que profissionais de outras áreas, como biólogos, biomédicos, farmacêuticos e engenheiros agrônomos, entre outros, realizem essas atividades.

A medicina veterinária é uma ciência complexa e abrangente, que exige uma formação específica e aprofundada. Os médicos-veterinários passam anos estudando disciplinas essenciais como anatomia patológica, fisiopatologia, patologia clínica, entre outras, que são fundamentais para garantir a precisão e a responsabilidade nas análises clínicas de animais. Permitir que profissionais sem essa formação específica realizem tais atividades é um desrespeito à nossa profissão e coloca em risco a saúde e o bem-estar dos animais.

É importante ressaltar que já existem decisões do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que impedem a atuação de farmacêuticos e biomédicos na área de análises clínicas veterinárias. Portanto, o PL 3665/2024 vai contra essas decisões e desconsidera a importância da qualificação técnica e legal dos médicos-veterinários.

O CRMV/MS está mobilizando todos os profissionais e a sociedade para se posicionarem contra esse projeto de lei. Pedimos a todos que participem da consulta pública e votem NÃO ao PL 3665/2024. A sua participação é crucial para garantir que os animais continuem recebendo o cuidado adequado de profissionais qualificados.

Acesse aqui a Consulta Pública e vote NÃO ao PL 3665/2024.

Vamos juntos defender a medicina veterinária e garantir que a saúde dos animais seja tratada com a seriedade e a competência que ela merece. Contamos com o apoio de todos os médicos-veterinários, tutores de animais e cidadãos preocupados com o bem-estar animal.

CRMV/MS – Conselho Regional de Medicina Veterinária do Mato Grosso do Sul