Customize Consent Preferences

We use cookies to help you navigate efficiently and perform certain functions. You will find detailed information about all cookies under each consent category below.

The cookies that are categorized as "Necessary" are stored on your browser as they are essential for enabling the basic functionalities of the site. ... 

Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

No cookies to display.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

No cookies to display.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

No cookies to display.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

No cookies to display.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

No cookies to display.

CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


Sistema CFMV/CRMVs abre consulta pública para padronizar publicidade na Medicina Veterinária e Zootecnia

Categoria: Consulta Pública, Notícias | Publicado em: 26/12/2024

Até 10 de janeiro de 2025, médicos-veterinários, zootecnistas e a sociedade estão convidados a participarem da Consulta Pública Nacional sobre a proposta de normatização da Publicidade e Divulgação nos campos da Medicina Veterinária e da Zootecnia. Os interessados em contribuir podem acessar o hotsite cfmv.gov.br/consultapublica e preencher o formulário com as sugestões.

O chamamento aberto pelo Sistema Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária (Sistema CFMV/CRMVs) tem por objetivo construir, de forma colaborativa, uma regulamentação ética e responsável para as práticas de comunicação, reforçando a integridade e a credibilidade dessas profissões.

A iniciativa busca estabelecer critérios éticos e transparentes que norteiem a comunicação realizada por médicos-veterinários, zootecnistas e estabelecimentos, prevenindo práticas abusivas e concorrência desleal. Além disso, a consulta procura adaptar o uso das mídias digitais às exigências éticas, promovendo uma comunicação que seja educativa e que respeite o público.

“Esta é uma oportunidade única para que profissionais e sociedade contribuam para uma publicidade mais ética e transparente nas áreas de Medicina Veterinária e Zootecnia. A gente pede que todos participem dessa construção de forma ampla e democrática, e façam a diferença. O Sistema CFMV/CRMVs tem como norte uma gestão participativa”, assinala a presidente do CFMV, Ana Elisa Almeida.

PONTOS PARA CONTRIBUIÇÃO

Os participantes desta consulta pública podem sugerir alterações e inclusões sobre os seguintes pontos:

  • Práticas vedadas: a proposta traz recomendações sobre ações e práticas que devem ser restritas, como sensacionalismo, autopromoção exagerada, publicidade enganosa ou abusiva. Queremos saber sua opinião sobre as vedações se devem ou não ser expandidas. O que não for vedado deve ser permitido e as orientações para a publicidade de forma ética constarão em Manual editado pelo CFMV;
  • Divulgação de valores: queremos sua opinião sobre a possibilidade de divulgação dos valores dos serviços veterinários em qualquer meio de comunicação, com a proibição de informar preços de cirurgias sem avaliação prévia do paciente e esclarecimento de riscos e benefícios;
  • Divulgação da respectiva formação/ especialidade: residências, programas de aperfeiçoamento, especializações ou especialidades acadêmicas ou práticas, poderão ser divulgados bastando dar transparência à veracidade das informações e limites de atuação, de modo a transmitir segurança aos tomadores de serviço ou deve permanecer a divulgação dos títulos emitidos pelas entidades habilitadas;
  • O uso de imagens de pacientes: deve ser restrito aos meios científicos ou poderão ser veiculadas em redes sociais desde que observadas as normas de regência, tais como o Código Civil e, conforme o caso, a Lei Geral de Proteção de Dados;
  • Serviços prestados por entidade pública poderão ser anunciados como gratuitos?;
  • Uso de redes sociais e mídias digitais: contribuições sobre como profissionais e estabelecimentos devem se comunicar nesses canais, garantindo a precisão e evitando exageros ou distorções dos fatos são bem-vindas;

Sugestões adicionais, incluindo aspectos de transparência na divulgação de formação e competências, também serão consideradas.

Lei Geral de Proteção de Dados

A consulta pública está em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018), assegurando a proteção e privacidade dos dados dos participantes. Todas as contribuições serão tratadas com confidencialidade e usadas exclusivamente para a formulação da normativa.

 

Comunicação CFMV


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts