CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


Programa de Capacitação Técnica em Desastres está com inscrições abertas

Categoria: Bem-Estar Animal, Campanhas CRMV-MS, CRMV-MS em Pauta, Desastres, Destaques, GRETAP/MS, IHP - Instituto Homem Pantaneiro, Incêndio no Pantanal, médicos veterinários, Meio Ambiente, Notícias, Parcerias, Proteção Animal Mundial (WAP), SOS Animais do Pantanal, SOS Animais Silvestres, UCDB, zootecnistas | Publicado em: 15/09/2023

Iniciativa tem como objetivo habilitar profissionais para atuação direta de resgate de fauna silvestre e assistencialismo de animais vítimas de desastres ambientais

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Mato Grosso do Sul em parceria com a Proteção Animal Mundial (WAP), Instituto Homem Pantaneiro (IHP), Universidade Católica Dom Bosco (UCBD), todas integrantes do GRETAP, abre as inscrições para a Capacitação Técnica em Desastres. O programa tem como objetivo habilitar biólogos, médicos-veterinários e voluntários na atuação direta de resgate de fauna silvestre e assistencialismo de animais vítimas de desastres ambientais. 

“Estamos comprometidos em ampliar a capacidade de resposta a desastres, fortalecendo a rede de especialistas e voluntários preparados para enfrentar os desafios de proteção à fauna e ao meio ambiente. Neste momento crítico, com eventos extremos e as queimadas no Norte e Centro Oeste,  nossa iniciativa ganha uma relevância ainda maior”, afirma Renata Nitta, Head de Campanhas da Proteção Animal Mundial. 

A atuação estratégica e bem coordenada desempenha um papel fundamental na eficácia dos esforços de resgate e na segurança dos profissionais envolvidos. O Pantanal, foco principal do treinamento, é um bioma que tem sofrido com secas severas e  incêndios florestais. A Capacitação Técnica em Desastres é uma ferramenta crucial para a proteção não apenas da fauna silvestre, mas também desse ecossistema único.

Em 2020, o bioma pantaneiro enfrentou um dos piores desastres ambientais em mais de um século com incêndios devastadores. Por conta desse desastre, quase 17 milhões de animais morreram, conforme estudo publicado na revista Scientific Reports. Por conta desse histórico tão recente, o presidente do IHP, Ângelo Rabelo, aponta a necessidade de ter profissionais preparados para crises. “Vimos uma tragédia sem precedentes no Pantanal, com uma perda terrível da fauna. Ter profissionais capacitados para atuar em momentos de desastre como o que presenciamos representa uma resposta mais eficaz para podermos lutar por vidas.”

O treinamento será ministrado na modalidade de Ensino à Distância (EAD) e estará disponível para participantes de todo o território nacional. A inscrição e a conclusão das atividades ocorrerão por meio da plataforma EAD do CRMV/MS https://crmvms.eadplataforma.app, proporcionando comodidade de acordo com a disponibilidade de tempo e agenda dos interessados.

As aulas são gravadas e podem ser acessadas conforme a disponibilidade de tempo e agenda do aluno. O programa é composto por introduções dos parceiros envolvidos na iniciativa e 15 módulos de conteúdo. Cada módulo é acompanhado de uma verificação de aprendizado. Os alunos têm até 90 dias para concluir o curso e aqueles com desempenho suficiente recebem certificado (digital) de conclusão ao final.

“Esta parceria é um passo importante para a construção de uma rede de pessoas altamente capacitadas para enfrentar os desafios que nosso país enfrenta em relação à preservação da fauna e da natureza em geral. Estamos animados em apoiar a iniciativa e contribuir para um futuro mais seguro para nossa biodiversidade”, ressalta Thiago Leite Fraga, Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Mato Grosso do Sul.

 

Módulos da Capacitação Técnica em Desastres:

  1. Introdução a desastre
  2. Introdução ao resgate técnico de grandes animais
  3. Ética no trabalho em desastres
  4. Triagem a vítimas e níveis de atendimento emergencial
  5. Incêndio florestal – Características do fogo
  6. Biossegurança no desastre
  7. Sobrevivência e salvamento em mata
  8. SIG – Sistema de Informação Geográfica
  9. Organização padrão estratégica
  10. Técnicas e ferramentas de monitoramento
  11. Aporte nutricional básico
  12. Técnicas de contenção de animais de companhia
  13. Técnicas de contenção de animais silvestres
  14. Legislações e licenças ambientais
  15. Cobertura jornalística

 

Os interessados devem preencher o link de pré-inscrição aqui.

 

 

Assessoria de Comunicação Conjunta

CRMV/MS, WAP, IHP, UCDB


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts