Atividades Essenciais: Em reunião na Secretaria da Saúde, CRMV-MS defende serviços médico-veterinários

Categoria: Atividades Essenciais, coronavírus, Destaques, médicos veterinários, Vacinação, Valorização Profissional | Publicado em: 31/03/2021

O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS) esteve reunido com o secretário de estado de Saúde, Geraldo Resende e com a secretaria-adjunta de Saúde, Christine Maymone, na tarde de terça-feira (30).

No encontro Rodrigo Piva entregou ofício elencando os serviços médico-veterinários como atividade essencial. “Nosso objetivo a conscientização da sociedade de que os serviços médico-veterinários como são de natureza indispensável e essencial enquanto profissional prestador de serviço relevante para a saúde”.

O CRMV-MS reforça que os serviços médico-veterinários não podem ser interrompidos, sob pena de agravar e gerar grande vulnerabilidade à saúde humana, que não é suscetível apenas ao Coronavírus, mas também continua expostas à doenças de origem zoonóticas que são diagnosticadas, tratadas e notificadas por médicos veterinários, que inclusive compõem o quadro de profissionais prestadores de serviços no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS.

As atividades médico-veterinárias envolvendo a atividade clínica bem como as modalidades de urgência emergência são de inegável interesse para a saúde pública. Ademais, a posse responsável dos animais domésticos impõe ao tutor o dever de cuidado, que inclui a atenção médico-veterinária, sob pena de responsabilização por omissão, o que é interpretada pela lei de crimes ambientais como maus-tratos.

Cabe dizer que todos os profissionais foram alertados sobre a importância de manutenção de serviços médico-veterinários na modalidade de urgência e emergência, uma vez que o animal acometido de processo de adoecimento ou vítima de acidente, precisa ser assistido e cuidado pelo profissional capacitado e legalmente habilitado ao exercício da clínica veterinária, sob pena de se naturalizar a dor e o sofrimento aos animais existindo formas de manter os atendimentos essenciais com estrita observância às normas de biossegurança aplicáveis em cada município especificamente.

Rodrigo Piva aproveitou a conversa para solicitar o reforço da Secretaria de Estado de Saúde junto às prefeituras de Mato Grosso do Sul para vacinar os médicos veterinários que compõem o quadro de profissionais da saúde e devem estar na primeira fase de vacinação.

“Vários municípios do interior de MS já efetuaram a vacinação dos médicos veterinários, porém há alguns que estão restringindo a vacina aos profissionais, por não estarem atentos a Resolução nº 287 de 08 de outubro de 1998 do Conselho Nacional de Saúde. Nesta resolução os médicos veterinários estão elencados como profissionais da saúde e devem ser tratados como tal”, ponderou Piva.

Geraldo Resende e Christine Maymone se comprometeram em apresentar a demanda da inclusão dos serviços médico-veterinários como atividade essencial junto ao Comitê Gestor. Sobre a vacinação é para mandar a relação dos municípios que não estão vacinando os médicos-veterinários.

Andressa Lopes

Ascom CRMV-MS