CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


Em MS, Zootecnista é Gente que Faz Acontecer!

Categoria: Acadêmicos, Destaques, Homenagem, zootecnistas | Publicado em: 13/05/2021

Em 13 de maio se comemora o Dia do Zootecnista e a campanha do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) de 2021 tem como tema “Gente que faz acontecer!”. Dessa forma, o conselho reconhece a atuação do profissional que tem participação direta no aumento da produção animal e da sustentabilidade ambiental e vegetal.

O Brasil conta com cerca de 20 mil profissionais registrados nos conselhos regionais que contribuem ativamente para a produção agropecuária. Em Mato Grosso do Sul, estado com economia pautada no agronegócio, a atuação zootécnica é responsável pelos ganhos de produtividade e a construção da referência em qualidade da carne bovina.

O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS), na mesma linha do CFMV aderiu à campanha: Zootecnista é Gente que Faz Acontecer, e fará ao longo do mês de maio a merecida homenagem a esses profissionais que são destaque em MS.

Para mostrar a diversidade da zootecnia, o CRMV-MS convidou os zootecnistas sul-mato-grossenses para falar sobre a profissão, confira os depoimentos dos profissionais que tanto contribuem com o desenvolvimento do nosso Estado:

A primeira homenageada é a zootecnista Sandra Aparecida dos Santos, com 36 anos de carreira, é graduada em zootecnia pela Unesp Botucatu, desde 1987 atua na Embrapa Pantanal, contribuindo para diversas pesquisas pertinentes à profissão. Sandra tem mestrado pela ESALQ/USP, doutorado na Unesp Botucatu e PHD na Universidade de Cranfield, Inglaterra.

Compõe a Comissão Estadual do Meio Ambiente do CRMV-MS. Atualmente trabalha com sistemas de produção sustentáveis e conservação de recursos genéticos animais e vegetais. “Dentro da minha profissão tive muitas oportunidades, como atuar no Pantanal e me orgulho muito em poder contribuir com o desenvolvimento sustentável deste importante bioma”.

Na educação o destaque vai para Camila Ítavo que é zootecnista graduada pela Universidade Federal de Viçosa e é pesquisadora na área de nutrição de ruminantes e produção de ovinos. “Me apaixonei pela ideia de contribuir para o aprimoramento da produção animal, para o cuidado e o desenvolvimento sustentável do país”.

Camila Itavo é vice-reitora, pelo segundo mandato, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande/MS. Possui MBA em Gestão Empresarial pela Universidade Católica Dom Bosco (2003). É Mestre em Ciência Animal pela UFMS (2004) e Doutora em Zootecnia (2008) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), em Botucatu/SP. É professora Associada da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FAMEZ) da UFMS. Foi Diretora da FAMEZ e a primeira tutora do PET Zootecnia. É bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq e atua na área de nutrição de ruminantes e produção de ovinos.

A zootecnia é uma profissão ampla e que abrange diversos segmentos da produção animal, dentre eles a bovinocultura de corte, onde Lawrene Antunes contribuiu com seu potencial, sendo graduada em zootecnia pela Universidade Federal da Grande Dourados. Mestre em zootecnia pela mesma instituição. Idealizadora e diretora Pro@ e Consultoria de Abate. “É meu privilégio e honra ser zootecnista, pois desempenho esse papel tão importante e essencial para o desenvolvimento no nosso agronegócio”, pontuou.

O zootecnista Caio Rossato é formado pela UFMS e proprietário de uma certificadora responsável pelo acompanhamento técnico de abates de mais de 3100 lotes em mais de 7 estados diferentes e também no Paraguai. Consultor de redes de supermercados no Brasil inteiro na formação de novas marcas e gestão estratégica. “Tenho orgulho de ter escolhido essa profissão. Me apaixonei pela zootecnia, pelos números, pela produção com qualidade”, afirma ele que é proprietário certificadora PECBR Soluções.

Intercambista por mais de dois anos nos Estados Unidos, Fabrício José Parisi da Fonseca se especializou na área de gado de corte e atualmente atua como consultor técnico na área de suplementação animal. “Tenho orgulho da minha profissão”.

Já o zootecnista Rodrigo da Costa Gomes é formado há 17 anos e pesquisador científico da Embrapa Gado de Corte. “Escolhi a profissão ao ver a possibilidade de aplicar a ciência e tecnologia para aumentar a produção de alimentos de origem animal. Nós zootecnistas temos um papel importante na segurança alimentar e da sustentabilidade”, afirma Rodrigo, que é PHD pela Universidade de São Paulo (FZEA/USP).

PHD pela Universidade Estadual de Maringá, Marcus Vinicius Morais de Oliveira atua na cadeia produtiva do leite e se apaixonou pela zootecnia ainda em 1989, ao descobrir que era considerada a profissão do futuro. “Desde então, tenho me dedicado integralmente a esta nobre profissão, com a certeza de estar contribuindo para a disponibilização de alimentos de alta qualidade para sociedade”.

Desde 2014 como representante comercial de genética bovina, indicação e direcionamento do programa de melhoramento genético animal das propriedades rurais, Arthur Granado vê a profissão ligada à gestão das propriedades rurais, ao melhoramento genético e consequência no aumento da eficiência do processo produtivo.

Elvis Teixeira dos Santos formou-se em Zootecnia no ano de 2013 pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Atualmente trabalha na área de Extensão e Comercial. “No dia 13 de maio vamos comemorar o Dia do Zootecnista, profissão honrosa que me enche de alegria. Feliz dia do Zootenista a todos!”.

Cristiano Leal que conta com mais de vinte anos de atuação no mercado de genética, possui ampla experiência na bovinocultura de corte, além de sólido conhecimento em melhoramento genético animal, já atuou nas principais regiões produtoras do país. Atualmente é gerente de contas na ST Repro Brasil. É graduado em zootecnia pela Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande – MS e defende que “A Zootecnia é a profissão que engloba a gestão e a produção, olhando para a pecuária de corte. A Zootecnia vem conquistando espaço de relevância principalmente devido ao foco da profissão ir de encontro com as demandas do mercado atual, proporcionando maior eficiência produtiva ao setor.”

O CRMV-MS tem uma comissão Estadual de Ensino da Zootecnia, composta por cinco profissionais. O zootecnista Leonardo de Oliveira Seno afirma que o exercício profissional ajuda a colocar comida em nossas mesas. “Os zootecnistas trabalham para promover melhoramento genético dos animais, além de atuar no aumento da produtividade, garantindo a segurança alimentar, respeitando a sustentabilidade da produção e preconizando o bem-estar da humanidade e dos animais”.

Outro membro da comissão, Dalton Mendes de Oliveira destaca que o legado da zootecnia para a sociedade vai muito além do incremento de arrobas ou quilogramas na produção animal. “A atuação do zootecnista está associada à sustentabilidade, tecnologias de alimentação, manejo e bem-estar animal. Então se você consegue entender o que é produção animal, você acabou de compreender a importância de um Zootecnista”.

Também conselheiro do CRMV-MS, Rodrigo Gonçalves Mateus é firme ao dizer que a “zootecnia só acabará no dia em que a última pessoa disser que não passa mais fome por falta de alimentos”. Zootecnista é Gente que faz acontecer!”.

André Luiz Nunes possui Graduação em Zootecnia e Mestrado em Zootecnia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Foi Supervisor de Produção e Gerente de Piscicultura na Empresa Mar e Terra Ind. e Com. de Pescados LTDA. Atualmente é Instrutor/Educador/Assistente Técnico Rural do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MS). Com experiência na área de Piscicultura, com ênfase em produção, reprodução, sanidade e estudos econômicos. “Quanto mais exploro o agronegócio brasileiro, mais tenho a certeza de que o Zootecnista é um dos grandes responsáveis pelos saltos na produção animal no Brasil. Com a busca constante de melhores resultados produtivos, ano após ano dentro das propriedades rurais, passamos a produzir mais alimentos e com melhor qualidade”.

Para Thiago Xavier o trabalho do zootecnista é árduo e responsável por alimentar o mundo. “Trabalhamos no desenvolvimento do agronegócio, levando soluções, inovações e qualidade para todas as etapas da produção animal. Os resultados do nosso trabalho, alimenta o mundo!” Feliz Dia do Zootecnista!

Thiago é graduado em Zootecnia pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, mestre em Ciência Animal e Zootecnista na mesma instituição. Possui experiência e interesse na área de aquicultura, principalmente no segmento da piscicultura.

Cesar Sary usou uma frase de Theodore Roosevelt para descrever seu amor pela profissão: “De longe, o maior prêmio que a vida oferece é a chance de trabalhar muito e se dedicar a algo que valha a pena”. Graduado em Zootecnia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR (2008), possui mestrado em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE (2014) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá – UEM (2018).

André Luiz, Thiago Xavier e Cesar Sary fazem parte da Comissão Estadual de Aquicultura do Conselho.

O CRMV/MS congratula a todos os profissionais zootecnistas, reconhecendo seu papel fundamental para a produção agropecuária, educação, ensino, pesquisa e desenvolvimento de projetos e técnicas que visam erradicar a fome e fornecer alimentos de qualidade e em quantidade adequada para suprir a demanda de consumo.

Acompanhe a Campanha em Homenagem aos zootecnistas através das redes sociais do CRMV-MS:

Facebook: https://www.facebook.com/crmvms/

Instagram: @crmv_ms

 


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts