CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


Em 1º de Setembro está marcado o Webinar sobre Alimentos e Abate Halal

Categoria: Acadêmicos, Alimentos, CETHA, Comissões, CRMV-MS, médicos veterinários, Webinar, zootecnistas | Publicado em: 20/08/2020

O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS), por meio da Comissão Estadual de Tecnologia e Higiene de Alimentos (CETHA), em parceria com a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, promove o Webinar sobre Alimentos e Abate Halal, no dia 1º de setembro (terça-feira) a partir das 19 horas (horário de Brasília).

Para o presidente da CETHA, Rodrigo Olegário o evento tem como objetivo para difundir conhecimentos sobre o “Alimento Halal”, para disseminar conhecimento sobre este nicho de mercado aos médicos veterinários e acadêmicos do Mato Grosso do Sul, devido à demanda da exportação do Brasil de proteína animal para os países árabes.

O alimento permitido no Islã, de acordo com as regras de Deus escritas no Alcorão, é denominado Halal, que em árabe significa lícito, autorizado. Para que uma comida seja considerada Halal é necessário que siga determinadas regras de fabricação. No caso de carnes, as normas dizem respeito à forma de abate, lembrando que suínos e bebidas alcoólicas estão terminantemente proibidas.

“É mais um nicho de mercado em plena expansão. Temos condições de atender esse público, desde que estejamos preparados para seguir as exigências dos consumidores”, pontuou o presidente da CETHA.

Segundo informações do site Alimentos Halal no Brasil, hoje, o mercado Halal é considerado um mercado em constante crescimento e com grande potencial. Os muçulmanos, que de acordo com as leis islâmicas só podem consumir alimentos, produtos e serviços Halal formam um dos maiores mercados de alimentos, bens de consumo e serviços do mundo inteiro.

Só para se ter ideia do potencial desse mercado, acompanhe os números: 1/4 da população mundial é muçulmana, sendo mais de 1 bilhão e 800 milhões de pessoas. São 60 países muçulmanos no mundo.

MERCADO HALAL INTERNACIONAL – Em sua totalidade representa US$ 2,2 trilhões de movimentação financeira. O mercado de Alimentos Halal representa US$ 20 bilhões em movimentações financeiras e cresce entre 15% a 20% ao ano.

MERCADO HALAL NO BRASIL – mais de 450 indústrias habilitadas, em 2013 mais de 2 milhões de toneladas de frango foram produzidas, há mais de 1,5 milhões de muçulmanos no Brasil. As relações econômicas entre o Brasil e Países Islâmicos cresce em média 7% ao ano.

O Webinar sobre Alimentos e Abate Halal contará com palestras do secretário geral do Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, Tamer Mansour, do médico veterinário e Mestre em Produção e Gestão Agroindústria, Osvaldo A. Rodrigues e da Especialista em Segurança de Alimentos e na garantia de Qualidade Halal, Elaine Franco de Carvalho.

Conheça os palestrantes:

Tamer Mansour: Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Cairo e, em seguida, especializou-se em Comércio Exterior pela Universidade de Marselha, na França. Reside no Brasil há 18 anos. Desempenhou funções executivas na Lorea’l Paris, Al Islami nos Emirados Árabes Unidos e, no Brasil, na Fambras Halal e JBS. Atualmente exerce o cargo de Secretário Geral na Câmara de Comércio Árabe-Brasileira onde atua desde o ano de 2011.

Osvaldo A. Rodrigues: Médico Veterinário, Mestre em Produção e Gestão Agroindustrial, Diretor da Melhorar – Consultoria Agroindustrial, Supervisor de ATeG em Agroindústria do Senar/MS e Produtor Rural.

Elaine Franco de Carvalho – Formada em Tecnologia de Alimentos pela Faculdade de Tecnologia Termomecânica (2012), pós-graduada em Gestão da Qualidade pela Universidade São Judas (2015), com título de Especialista em Segurança dos Alimentos e Autora líder FSSC 22000, pela SGS Academy. Atua com a certificação Halal há mais 7 anos, na FAMBRAS HALAL maior certificadora Halal da América Latina, onde trabalhou por 4 anos como auditora líder de indústrias alimentícias e químicas. Hoje é coordenadora de qualidade, responsável pela manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade e pela acreditação nas normas ISO/ IEC 17065 e GSO 2055-2. Já ministrou diversas palestras sobre o tema Halal em inúmeras industrias, no INMETRO, no 30º Congresso Brasileiro de Cosmetologia, na FATEC, na Faculdade de Tecnologia Termomecanica (FTT), no curso o Mundo Islâmico promovido pela FAMBRAS e pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

 

O evento tem vagas limitadas, para garantir a sua participação acesse: https://cutt.ly/vd8xHm8

Público alvo: médicos veterinários, zootecnistas e estudantes dessas áreas, do estado de Mato Grosso do Sul.

Duração evento: Das 19 às 22h (Horário de Brasília)

 

Conteúdo Programático:

  • Abertura do Webinar
  • Perspectivas e Mercado Futuro sobre a Exportação de Produtos Halal;
  • Padrões e necessidades para garantia da Certificação Halal;
  • Importância do profissional médico veterinário e zootecnista na Cadeia de Produção de Alimentos Halal (da produção à comercialização).

 

Fonte: https://alimentoshalal.com.br/mercado-halal/

Ascom CRMV-MS

 

 


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts