CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


CRF/MS se une ao CRMV-MS na Campanha SOS Animais Silvestres

Categoria: Acadêmicos, Bem-Estar Animal, Campanhas CRMV-MS, CEAS, CEMA, Comissões, Destaques, Incêndio no Pantanal, médicos veterinários, Meio Ambiente, Notícias, SOS Animais Silvestres, zootecnistas | Publicado em: 02/12/2020

O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS), Rodrigo Piva recebeu na tarde desta terça-feira (01) o presidente do Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul (CRF/MS), Flávio Shinzato para assinatura de convênio para ajudar com a Campanha SOS Animais Silvestres.

A principal ação do termo de parceria é a captação de doações de medicamentos industrializados ou manipulados que possam contribuir com o tratamento de animais silvestres e pets realizado pelo CRF/MS junto aos profissionais vinculados à instituição, bem conta com a participação da sociedade.

Segundo o presidente Flávio Shinzato o CRF/MS fica muito grato de fazer este convênio. “Por entendemos que a saúde pública envolve também o meio ambiente e consequentemente a fauna, então nós farmacêuticos podemos contribuir muito com este convênio, de forma a favorecer que os médicos veterinários tenham os medicamentos para dar a assistência necessária aos animais. Os farmacêuticos também podem atender as ações de saúde pública da população desse ecossistema afetado no período de queimada. Nós contamos com a participação de toda a sociedade e da classe farmacêutica também, que tenham a sensibilidade de ver que também fazemos parte deste contexto do meio ambiente”.

Já para o presidente do CRMV-MS, Rodrigo Piva é uma satisfação contar com o apoio de toda a classe farmacêutica. “Sem dúvida nenhuma é uma parceria de peso para a campanha SOS Animais Silvestres. Precisamos estar prontos para agir, pois a demanda surge de uma hora para outra, como ocorreu agora aqui em Mato Grosso do Sul. Onde vários animais perderam suas vidas por conta das queimadas, porém, outros puderam ser salvos graças à intervenção das equipes de resgate que tinha à disposição os medicamentos necessários para atender aos animais. Tenho certeza que essa parceria será exitosa e trará excelentes resultados para o bem-estar dos humanos e dos animais. Agradeço plenário do CRF/MS, em nome do presidente, Flávio Shinzato por essa parceria”.

Campanha SOS Animais Silvestres foi lançada em setembro de 2020 em parceria com a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), com o intuito de receber doações de medicamentos e insumos veterinários, bem como de recursos financeiros que pudessem auxiliar nas ações realizadas no Parque Estadual Nascentes do Taquari e também na Serra do Amolar. Foram enviadas equipes para essas duas localidades para a realização de resgate, cuidados clínicos e assistencialismo aos animais vítimas dos incêndios.

Nesses três meses outras instituições se uniram em prol do bioma pantaneiro: SEMAGRO, IMASUL, Instituto Homem Pantaneiro, Instituto Tamanduá, Shopping Norte Sul, Auqmia e Maranatha Pet Shop. Todos parceiros incansáveis na luta da sobrevivência dos animais e na recuperação do meio ambiente.

Fato que as chuvas trouxeram o alivio das queimadas, porém, a coordenadora da Campanha SOS Animais Silvestres, conselheira do CRMV-MS, Dra. Paula Helena Santa Rita, criou um grupo permanente para atuação em nosso estado, o GRETAP/MS, ficará a postos para atuar em qualquer situação que haja resgate de animais em Mato Grosso do Sul.

“Além de treinar os voluntários que se inscreveram em nossa campanha, o trabalho de assistencialismo continua. Pois, com a vegetação queimada, os animais estão sem sua fonte de alimentação, portanto, estamos arrecadando frutas, verduras, legumes e ovos que serão levados para a Serra do Amolar e distribuídos em diversos pontos a fim de evitar a fome cinza”, alertou.

Se quiser contribuir com a alimentação, basta levar sua doação ao CRMV-MS em Campo Grande ou ao Instituto Homem Pantaneiro em Corumbá. Já no CRF/MS será posto de coleta de medicamentos.

Participaram da assinatura do convênio entre o CRMV-MS e o CRF/MS: assessor da Diretoria, Dendri Rios e da ouvidoria Monique Zottos Moreira, (ambos do CRF/MS) e a chefe de gabinete do CRMV-MS, Giselle Pilegi de Oliveira.

Ascom CRMV-MS

 


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts