CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


Conselheira do CRMV-MS fala sobre A atuação do Médico Veterinário de Desastres em Queimadas no Pantanal

Categoria: Acadêmicos, Bem-Estar Animal, Campanhas CRMV-MS, CEAS, CEMA, Desastres, Destaques, SOS Animais Silvestres, Webinar | Publicado em: 19/03/2021

A atuação do médico veterinário de Desastres em Queimadas no Pantanal foi tema de evento realizado nesta terça-feira (16) em evento online realizado pelo Coletivet, grupo de estudos sobre Medicina Veterinária do Coletivo criado no Brasil.

O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS) foi representado pela médica veterinária e conselheira, Dra. Paula Helena Santa Rita que está à frente da Campanha SOS Animais Silvestres, cujo objetivo é oferecer atendimento clínico, assistencialismo e resgate àqueles que foram vítimas das queimadas ocorridas no Pantanal Sul-mato-grossense.

Mais de 250 participantes puderam compartilhar das experiências vividas por Paula Helena durante a sua atuação na Serra do Amolar e no Parque Nascentes do Taquari. “Muito gratificante poder compartilhar conhecimento. Ainda mais se tratando da atuação do médico veterinário de desastre em queimadas, pois vimos o que aconteceu em Mato Grosso e nos adiantamos em Mato Grosso do Sul, preparando toda a estrutura necessária para prestar o socorro necessário aos animais silvestres e domésticos das áreas atingidas pelo fogo”, pontuou.

Paula Helena que é presidente das Comissões Estaduais de Animais Silvestres (CEAS), e de Resgate Técnico Animal e Medicina Veterinária de Desastres, e membro da Comissão Nacional de Medicina Veterinária de Desastre do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), organizou a criação da Campanha SOS Animais Silvestres, com a anuência da diretoria do CRMV-MS e a participação da Comissão Estadual de Meio Ambiente (CEMA), por meio da presidente Magyda Moussa.

Além do Conselho, da CEAS e da CEMA, participam da Campanha SOS Animais Silvestres: a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul (CRF/MS) o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL), Instituto Homem Pantaneiro (IHP), Instituto Tamanduá, Shopping Norte Sul, Auqmia e Maranatha Pet Shop. Todos parceiros incansáveis na luta pela sobrevivência dos animais e na recuperação do meio ambiente.

Para o presidente Rodrigo Piva a Campanha SOS Animais Silvestres é um sucesso, pois destaca o papel fundamental do médico veterinário seja para proteção e recuperação ambiental, bem como para cuidar dos animais vitimados pelo fogo. “Fomos o primeiro Conselho a criar a Comissão Estadual de Resgate Técnico Animal e Medicina Veterinária de Desastres, com atuação exitosa e com reconhecimento em todo o território nacional. Tanto que a Dra. Paula Helena hoje compõe a Comissão de Desastres do CFMV e tem dado palestras em diversos estados brasileiros.  Quero aqui agradecer a todos os parceiros e a todos que participam com doações para que as ações possam continuar, afinal os efeitos das queimadas serão sentidos por muitos ciclos, tendo em vista a carência de matéria orgânica para alimentar os alevinos nascidos na última piracema, conforme constatação das equipes atuantes no bioma pantaneiro”.

Paula Helena prepara agora o curso para os médicos veterinários que se inscreveram para atuar como voluntários nas queimadas que aconteceram aqui no Mato Grosso do Sul. “Vamos capacitar os médicos veterinários, para que, se necessário, possam atuar em desastres e na recuperação de biomas impactados por eles. Em breve teremos novidades”, finalizou.

Assecom CRMV-MS

 


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts