CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


Atuação do CRMV-MS em Queimadas é destaque em Simpósio realizado em MG

Categoria: Bem-Estar Animal, Campanhas CRMV-MS, CEAS, CEMA, CRMV-MS, CRMV-MS em Pauta, GRETAP/MS, SOS Animais Silvestres | Publicado em: 17/12/2020

O trabalho realizado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS) no Parque Estadual Nascentes do Taquari e na Serra do Amolar foi destaque durante o II Simpósio Brasileiro de Medicina Veterinária de Desastres realizado em Minas Gerais.

A coordenadora da Campanha SOS Animais Silvestres, conselheira do CRMV-MS, Dra. Paula Helena juntamente com membros do Grupo de Resgate Técnico Animal do Pantanal/MS (GRETAP/MS) relataram a experiência exitosa em resgate, clínica e assistencialismo aos animais vítimas das queimadas.

Segundo a Dra. Paula Helena Santa Rita desde que as queimadas iniciaram em Mato Grosso, antes mesmo de atingir o Mato Grosso do Sul, o CRMV-MS organizou a Campanha SOS Animais Silvestres em parceria com a Universidade Católica.

“Na segunda quinzena de setembro, convidamos médicos veterinários do GRAD que participaram das ações em Mariana e Brumadinho para nos auxiliarem a montar um plano de ações para resgate, clinica e assistencialismo aos animais. Uma semana depois, já estamos em ação no Parque Estadual Nascentes do Taquari e depois seguimos para a Serra do Amolar em Corumbá. O trabalho foi intenso, mas muito gratificante enquanto profissional da medicina veterinária, bem como cidadã, pois nossas ações impactaram diretamente a vida de pessoas que moram na região”, avaliou Paula Helena.

Isso porque além de atuar junto à fauna silvestre, a Dra. Paula Helena e o GRETAP/MS fizeram atendimento a animais domésticos (cães, gatos e equinos), que também sofreram com as queimadas, principalmente com problemas respiratórios por conta da fuligem.

O presidente do CRMV-MS, Rodrigo Piva participou ativamente das ações, buscando dirimir o sofrimento dos animais e principalmente com o foco voltado na recuperação do bioma pantaneiro e do cerrado.

Onças, antas, cotias, entre outros animais silvestres foram resgatados, alguns não resistiram, mas outros seguem em plena recuperação e poderão retornar para seu habitat natural.

Mesmo com o fim das queimadas a Campanha SOS Animais Silvestres continua, pois há regiões que ainda não recuperaram a vegetação nativa e muitos animais padecem com a escassez de alimentos.

Fazem parte da organização operacional, além do CRMV-MS e da UCDB: SEMAGRO, IMASUL, Instituto Homem Pantaneiro e Instituto Tamanduá. Porém, também são parceiros nas ações: Bandeira Rodovias, Instituto de Pesquisa Ecológicas (IPE), Projeto Queixada, Projeto Papagaio Verdadeiro, Projeto Tatu Canastra, Instituto de Conservação de Animais Silvestres (ICAS) e REPROCON.

A Campanha SOS Animais Silvestres também conta com a parceria da Auqmia – Clínica e Pet Shop, Maranatha Pet Shop e Shopping Norte Sul. Recentemente o Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul (CRF/MS) fechou parceria para arrecadação de remédios e deslocamento de profissionais para participarem das ações.

“Foi montada uma estrutura de guerra, podemos dizer assim, para podermos atender a demanda. Houve revezamento nas equipes de trabalho, seguimos todo o protocolo de desastres e tiramos como experiência a importância da conservação do bioma do pantanal não só para nosso MS, mas para o Brasil e para o mundo”, finalizou a Dra. Paula Helena.

Comissão Nacional de Desastres em Massa Envolvendo Animais –  Graças à incansável atuação da Dra. Paula Helena Santa Rita, ela foi convidada para compor a Comissão Nacional de Desastres em Massa Envolvendo Animais (CNDM) que tem por objeto o apoio à execução do Plano Nacional de Contingência de Desastres em Massa Envolvendo Animais do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).

Ascom CRMV-MS

 

 

 


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts