Hospital Veterinário de campanha vai otimizar ações do Gretap no Pantanal

Categoria: Bem-Estar Animal, CRMV-MS em Pauta, Destaques, GRETAP, Incêndio no Pantanal, médicos veterinários, Meio Ambiente, Saúde Animal, SOS Animais do Pantanal, SOS Animais Silvestres | Publicado em: 26/10/2021

Mato Grosso do Sul inaugurou hoje (26) o primeiro Hospital Veterinário de campanha do país. A estrutura foi montada no município de Corumbá, por meio do Resgate +, Programa Nacional de Resgate de Fauna Silvestre, uma iniciativa do Governo Federal em parceria com a Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

O primeiro Hospital Veterinário de Campanha do país vai tratar animais atingidos por incêndios no Pantanal e por atropelamentos na BR-262, fruto de uma parceria do Ministério do Meio Ambiente, com o Governo do Estado do Mato Grosso do Sul e a iniciativa privada.

Com a inauguração do hospital, fortalece a operação do GRETAP (Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal). O Grupo foi criado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS) em parceria com a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e, em abril de 2021 foi reconhecido oficialmente pelo Governo de Mato Grosso do Sul.

“Mais um passo que o Estado dá na conservação da fauna pantaneira. Temos um grupo de resgate técnico animal consolidado e agora o hospital vem otimizar nossas ações. Por meio da Fundação do Meio Ambiente será mantido e será mais um lugar para aportar os animais quando precisarem de atendimento”, afirma a Dra. Paula Helena Santa Rita, à frente do Gretap desde a criação.

Presidente do CRMV/MS (Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul), Rodrigo Piva, destacou que o Hospital Veterinário de campanha é muito importante para o atendimento da fauna do Pantanal e mostra o protagonismo dos médicos veterinários no Pantanal.