Crédito Rural: CRMV-MS e CREA/MS prorrogam parceria e intercâmbio de informações entre as instituições

Categoria: CRMV-MS, CRMV-MS em Pauta, Fiscalização, médicos veterinários, Parcerias, zootecnistas | Publicado em: 12/01/2021

O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS) Rodrigo Piva esteve reunido com a presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (CREA-MS), Vânia Abreu de Mello na tarde de segunda-feira (11).

Em pauta prorrogação do termo de cooperação técnica para a regulação e intercâmbio de informações sobre fiscalização de serviços de elaboração e execução de projetos técnicos nas áreas de atuação de profissionais abrangidos pelos dois Conselhos.

Entra no intercâmbio das informações o Crédito Rural liberado pelo Governo Federal que está à disposição dos pequenos, médios e grandes produtores que poderão solicitar o recurso junto as instituições financeiras para aplicar em custeio, comercialização, investimentos e industrialização.

O Crédito Rural é uma excelente oportunidade para os médicos veterinários e zootecnistas, pois, uma das atividades que vem se destacando cada dia mais no campo de atuação desses profissionais é a elaboração e acompanhamento da execução de projetos de créditos rurais. Tais atividades são compartilhadas com engenheiros agrônomos que também atuam como elaboradores desses projetos.

Segundo o presidente do CRMV-MS, Rodrigo Piva o Termo de Cooperação entre as instituições é justamente para que o profissional seja fiscalizado pelo seu próprio conselho. “Com o intercâmbio de informações, caso o CREA fiscalize uma propriedade que tenha recebido crédito rural e o responsável técnico seja um veterinário ou um zootecnista, serão repassadas as informações se o profissional está regularizado ou não para realizar as atividades como RT e vice-versa. Sempre nos preocupando em garantir o respeito ao papel social das profissões e o respeito às prerrogativas dos profissionais, sejam eles inscritos no CREA-MS ou no CRMV-MS”, pontuou.

A presidente do CREA-MS, Vânia Abreu de Mello essa parceria tende a reduzir custos e trabalho para as instituições. “Se o profissional responsável pelo crédito rural for um engenheiro agrônomo cabe ao nosso conselho fiscalizar, porém se ao fiscalizarmos uma propriedade rural nos depararmos com médicos veterinários ou zootecnistas, vamos averiguar junto ao CRMV-MS se os mesmos estão regularizados como RT´s das propriedades. Nosso intuito é que esse intercâmbio reduza as aberturas de auto de infração e de multa’, ponderou.

O objetivo do CREA-MS e do CRMV-MS é que as instituições bancárias não dispensem a participação do profissional técnico na assistência à segurança na concessão de crédito para incentivo à produtividade eficiente de alimentos para toda a sociedade. É inadmissível que a atuação profissional seja ignorada diante da subjetividade dos casos singulares que podem impactar diretamente a capacidade produtiva do estado.

Participaram da reunião: Péricles Duarte (assessor da presidência do CRMV-MS); eng. Agrônomo, Jason Benitez (gerente do Departamento de Assessoria Técnica); eng. agrônomo Bruno Dantas (gerente de relações institucionais) e Juliano Sales (assessor parlamentar), sendo os últimos três vinculados ao CREA-MS.

Ascom CRMV-MS