CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


UNIGRAN realiza treinamento em Métodos de Diagnóstico e Controle da Brucelose e Tuberculose Animal e de Noções em EET

Categoria: Notícias | Publicado em: 05/11/2016

A UNIGRAN realiza dos dias 6 a 10 de junho, em Dourados, o curso de Treinamento em Métodos de Diagnóstico e Controle da Brucelose e Tuberculose Animal e de Noções em EET. A doença acomete animais domésticos e silvestres e somente médicos veterinários habilitados por este curso podem proceder nestes casos.

Podem participar profissionais formados em Medicina Veterinária ou acadêmicos do último semestre que já terminaram todas as disciplinas. O curso tem 40 horas de duração e participação do médico veterinário do Serviço Oficial de Defesa Sanitária Animal.

A aprovação no Curso de Treinamento em Métodos de Diagnóstico e Controle da Brucelose e Tuberculose fica condicionada à avaliação teórico-prática e a 100% de presença. A UNIGRAN ressalta que é obrigatório o uso de jalecos e sapatos fechados em todas as aulas e para aulas práticas de tuberculose realizadas na fazenda escola uso de macacão e botas de borracha.

O valor é de R$600,00 por pessoa, com pagamento a vista, no primeiro dia do curso. O acadêmico somente participará das aulas mediante o pagamento.

As inscrições podem ser realizadas pelo link: http://www.unigran.br/conteudo/clinicas/hospital_veterinario/curso_brucelose/inscricao.php

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

 

O Conselheiro do CRMV/MS Thiago Leite Fraga e a professora Gislene Pereira, responsáveis pelo curso, esclareceram alguns questionamentos sobre a doença e o curso. Confira:

O que são a Brucelose e a Tuberculose Animal?

Brucelose e Tuberculose são enfermidades que acometem diversas espécies de animais domésticos e silvestres e eventualmente o homem, por isto são consideradas zoonoses. A prevenção e o cuidado com as duas enfermidades são importantes para a saúde pública.

Existe prevenção?

Quanto à prevenção para os animais, existe vacina para brucelose e testes laboratoriais que determinam quais os animais acometidos no rebanho, no caso da tuberculose contamos apenas com testes diagnósticos, em ambos os casos os animais positivos vão para abate sanitário.

Como medidas preventivas devemos sempre comprar produtos de origem animal com inspeção sanitária, tais como leite e carne. É importante ressaltar que somente profissionais habilitados através deste treinamento estão aptos a realizarem estes exames laboratoriais.

Existe tratamento e/ou cura para animais infectados?

Resumidamente, para os animais são doenças sem tratamento por se tratarem de zoonoses. O Ministério da Agricultura não autoriza que animais diagnosticados com estas enfermidades sejam tratados, mas para seres humanos um médico infectologista poderá determinar o tratamento.

O que o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – Mapa – regulamenta?

O órgão estabelece as normas através do Programa Nacional de Combate e Erradicação de Brucelose e Tuberculose – PNCEBT.

Por quê?

Na tentativa de erradicar e controlar a brucelose e tuberculose animal e, é claro, conseguindo uma melhor qualidade dos nossos produtos.

Fonte: Ascom/CRMV-MS com informações UNIGRAN


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts