UCDB e Unigran recebem visita do CFMV para acompanhar Projeto Estratégias de Ensino-aprendizagem

Categoria: Notícias | Publicado em: 08/04/2016

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) realizou, no mês de julho, sua segunda visita a duas Instituições de Ensino Superior do Mato Grosso do Sul, a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande e o Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran), em Dourados. O objetivo foi avaliar a implementação do Projeto Estratégias de Ensino-aprendizagem nas duas instituições.

As metodologias ativas que fazem parte do Projeto Estratégias de Ensino-aprendizagem têm sido aplicadas em salas de aula de cursos de graduação de Medicina Veterinária. Elas seguem a Resolução CNE/CES nº 01/2003, do Conselho Nacional de Educação, que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos cursos de graduação em Medicina Veterinária.

Segundo as DCNs, devem fazer parte dos objetivos de aprendizagem das IES competências e habilidades que incluem Liderança, Atenção à Saúde, Comunicação, Tomada de Decisão, Administração e Gerenciamento e Educação Permanente.

Na Unigran, os resultados mostraram as contribuições da iniciativa para o aumento do aprendizado em sala de aula. “As habilidades humanísticas são fundamentais na vida profissional e o projeto é um oxigênio para nós, professores, que aplicamos diariamente as metodologias humanísticas em sala de aula. Acredito que temos muito a aprender e crescer com essas competências”, diz o coordenador de Medicina Veterinária da instituição e conselheiro do CRMV/MS, Thiago Fraga.

O projeto também foi bem recebido na UCDB, onde a sociedade acadêmica se mostrou aberta à iniciativa. Para o segundo semestre de implementação, está prevista a participação de mais professores. “Queremos atingir o objetivo, que é implantar o projeto em cem por cento das disciplinas e ter a formação de médicos veterinários cada vez melhores para atender à sociedade”, afirmou a coordenadora do curso de Medicina Veterinária e Conselheira do CRMV/MS, Laura Raquel Ribeiro.

O projeto Estratégias de Ensino-aprendizagem tem duração de um ano e o CFMV faz acompanhamento mensal, durante esse período, para sanar possíveis dúvidas.

As visitas introdutórias do CFMV buscam contextualizar o projeto e apresentá-lo à direção, professores e alunos da Instituição. A segunda etapa, por sua vez, enumera dificuldades dos professores e pontos de melhoria observados pelas IES após a primeira visita técnica.