Seminário Nacional de Saúde Pública Veterinária repercute na imprensa

Categoria: Notícias | Publicado em: 11/01/2016

O VIII Seminário Nacional de Saúde Pública Veterinária foi destaque na mídia sul-mato-grossense na última semana. O evento, realizado nos dias 18 e 19 na UCDB, foi tema de reportagens que abordaram o trabalho da Medicina Veterinária na prevenção e combate a zoonoses.

A TV Interativa, afiliada da Band, entrevistou a presidente da Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CNSPV/CFMV), Sthênia Amora. A médica veterinária falou sobre a importância da vigilância para o controle de zoonoses como a Leishmaniose. “Se não controlarmos o vetor, não controlamos a doença”, alertou Amora. “As pessoas precisam cuidar do seu próprio ambiente, e não digo só o microambiente dentro das casas. Elas precisam cuidar do entorno das suas casas”, ressaltou a médica veterinária à reportagem.

No Programa Bom Dia Produtor da Rede do Sistema Brasileiro do Agronegócio (SBA), a repórter Miriam Valadares entrevistou o diretor do Centro Panamericano de febre aftosa, Ottorino Cosivi, sobre a não obrigatoriedade da vacina contra a febre aftosa nos países livres da doença.

“Esta é uma decisão que cada país tem de tomar, e que fundamentalmente tem de ser baseada em uma avaliação técnico-científica, do risco que o país e da vulnerabilidade, através de um processo de substituir a vacinação por outra medida que diminua a vulnerabilidade do Estado”, avaliou Cosivi.

Leishmaniose

A presidente da comissão também concedeu entrevista  à rede de TV SBT-MS sobre os perigos da Leishmaniose para a população.

Somente neste ano, Mato Grosso do Sul registrou 68 casos de pessoas diagnosticadas com Leishmaniose. “É preciso ter mais atenção, cada vez mais, com as questões de vigilância e controle, para tentar prevenir”, ressaltou Amora na reportagem, que foi ao ar em 18 de outubro.

A médica veterinária também comentou a informação sobre o registro do primeiro medicamento para Leishmaniose Visceral Canina no país, e falou sobre as expectativas para a implementação desse tratamento, que ainda depende de trâmites por parte do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). “É preciso saber ainda qual será o protocolo, como essas medidas de tratamentos devem ser tomadas, saber como esse animal vai ficar num ambiente num período de tratamento”, frisou a presidente da CNSPV.

Também foi entrevistado pela reportagem o Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Mato Grosso do Sul (CRMV-MS), João Vieira de Almeida Neto.

Confira as reportagens completas:

TV interativa, afiliada da Band

SBA