Saúde Única, experiências no NASF e residência multiprofissional em saúde marcam primeiro dia de Seminário

Categoria: Notícias | Publicado em: 19/10/2016

Médicos veterinários e estudantes de todo o país acompanharam atentos nesta terça-feira (18) o início das discussões do VIII Seminário Nacional de Saúde Pública Veterinária, no auditório da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), em Campo Grande.

O primeiro dia de evento teve como destaque as palestras sobre o médico veterinário na Saúde Única, experiências bem sucedidas no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e a residência multiprofissional em saúde.

A presidente da Comissão Nacional de Saúde Pública do CFMV, Sthenia Amora, destacou que o médico veterinário é um dos profissionais mais completos e capacitados para promover a ligação entre homem, animal e meio ambiente, que representa a Saúde Única.

“A saúde está em todo o contexto das nossas ações profissionais. Não tenho como pensar na saúde de um animal sem pensar que o reflexo da saúde dele vai para toda a família e para o ambiente em que ele está inserido”, afirmou Amora.

Para o também integrante da CNSPV/CFMV, Fred Monteiro, a saúde é uma só. “Não é possível separar”. A frase abriu sua fala no evento, onde abordou o conceito de Saúde Única, tema do Congresso.

Adriana Vieira, também da CNSPV/CFMV, fez uma conexão entre a crueldade contra animais e a violência humana. Segundo ela, quase ¼ de casos de crueldade contra animais envolve alguma forma de violência familiar. “Não é só proteger o animal, existe um vínculo que pode prevenir violência doméstica. Em lares onde ocorrem abusos muitas crianças correm risco de se tornarem abusadores ou vítimas”, explicou.

Fred Monteiro lembrou ainda que a Saúde Única passa pela segurança alimentar, resistência a antibióticos, rastreabilidade da produção alimentar e comércio seguro de produtos de origem animal.

O bem-estar único, conceito que permeia a Saúde Única, foi também abordado pela integrante da Comissão de Ética, Bioética e Bem-estar Animal (Cebea/CFMV), Carla Molento.

Para Molento, o bem-estar único deve ser visto como algo do cotidiano que transforme a maneira de se enfrentar os desafios. “Os riscos em bem-estar animal estão em constante reapreciação: o que era considerado aceitável antes pela sociedade, hoje já não é mais”, afirmou.

Experiências no NASF

Pensando na Saúde da Família, entre os desafios apontados para a inserção do profissional no NASF, a presidente da CNSPV/CFMV, Sthenia Amora, cita a formação específica na área por meio da capacitação e a sensibilização dos gestores e de outros profissionais para sua importância dentro do núcleo.

Júlia Cristina Maksoud lembra que o NASF tem como objetivo apoiar, ampliar e aperfeiçoar a atenção e gestão da saúde na atenção básica e saúde da família. Segundo Kênia, é preciso avaliar as necessidades de cada município antes de iniciar as ações.

Em Campo Grande, a falta de entendimento dos demais profissionais sobre o papel do médico veterinário na equipe foi sendo clareado aos poucos, pelos exemplos e pela prática. “Ouvir e avaliar o médico veterinário foi um processo desafiador e transformador que permitiu abrir novos horizontes sobre a saúde como um todo”, afirmou a nutricionista e coordenadora da equipe de Júlia, Alana Galeano.

Residência em saúde

Reflexões sobre a importância e os desafios da residência multiprofissional em saúde foram também trazidas ao evento pelo presidente da Comissão Nacional de Residência em Medicina Veterinária (CNRMV/CFMV), Benedito Dias. Segundo ele, é ainda um desafio integrar o residente nas ações do Sistema Único de Saúde.

A experiência da médica veterinária Kênia Suênia de Araújo, que integra o NASF do município de Assú (RN), e de Júlia Cristina Brazuna, da CNSPV/CFMV, que participou do NASF de Campo Grande foram compartilhadas no evento.

As equipes multiprofissionais compostas por profissionais de diferentes profissões ou especialidades atuam de maneira integrada apoiando equipes de atenção básica para as populações.

“É uma quebra de paradigmas para quem praticava o treinamento focado em determinada área técnica envolver o residente em ações básicas de saúde. Mas todo médico veterinário, independente da área em que esteja atuando, pode e deve promover a saúde pública”, finalizou Dias.

O VIII Seminário Nacional de Saúde Pública Veterinária é organizado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), com o apoio do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Mato Grosso do Sul (CRMV-MS). O evento continua nesta quarta-feira.

Fonte: CFMV