Saúde Única é tema de concurso da OIE para comemorar o Dia Mundial Veterinário

Categoria: Notícias | Publicado em: 22/02/2016

Para comemorar o Dia Mundial Veterinário, celebrado em 30 de abril, a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e a Associação Mundial Veterinária  (AMV) lançaram um concurso para premiar a melhor contribuição profissional dentro do tema“Formação continuada sob o conceito da Saúde Única”. A competição é aberta a todas entidades-membros da Associação Mundial de Veterinária que podem participar de forma individual ou em conjunto com outro organismo. O Conselho Federal de Medicina Veterinária é integrante da AMV.

O critério para escolha do melhor projeto leva em conta a qualidade do material, suas atividades, capacidade de conscientizar sobre o tema em seus respectivos países mediante material de comunicação e cobertura de mídia, assim como sua capacidade de demonstrar a aplicação do conceito de Saúde Única. Os participantes podem inscrever atividades que tenham sido feitas antes do dia 30 de abril de 2016, projetos em andamento e também ações previstas para o futuro.

As inscrições podem ser feitas pelo site da OIE até o dia 10 de maio de 2016. O resultado do prêmio será divulgado durante a cerimônia de abertura da 84ª Sessão Geral da OIE, em Paris, no dia 22 de maio de 2016.

Os médicos veterinários desempenham um papel fundamental na proteção da saúde a nível mundial. Em todos os âmbitos profissionais, têm a oportunidade e a responsabilidade de melhorar a saúde e o bem-estar dos animais, e portanto, de melhorar a saúde humana.

A OIE estima que, a cada ano, apareçam cinco novas doenças humanas infecciosas emergentes, sendo que três delas são zoonoses. Esses episódios nos fazem lembrar a relação existente entre a saúde das pessoas, dos animais e do meio ambiente, motivo pelo qual são necessárias estratégias multissetoriais como o conceito de Saúde Única. Tendo em vista que a profissão e a ciência Veterinária evoluem constantemente, a formação continuada é fundamental para que os médicos veterinários se mantenham por dentro dos últimos avanços, técnicas e tecnologias necessárias para controlar de forma eficiente os riscos sanitários em sua origem.

Saúde Única

Pensando na atuação indispensável do médico veterinário na saúde humana, animal e ambiental, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) adotou a Saúde Única como mote de sua campanha do Dia do Médico Veterinário de 2015, comemorado em 9 de setembro, para lembrar a importância da aplicação do conceito no Brasil e do trabalho multidisciplinar na atuação do médico veterinário.

No portal do CFMV você encontra uma página dedicada à divulgar informações sobre Saúde Única, acesse:http://portal.cfmv.gov.br/portal/site/pagina/index/artigo/86/secao/8

Fonte: CFMV