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Revista CFMV aborda o uso de animais em aulas práticas de Medicina Veterinária

Categoria: Notícias | Publicado em: 11/04/2014

A edição de nº 62 da Revista CFMV, editada  pelo Conselho Federal de Medicina  Veterinária (CFMV), aborda, entre  diversos temas, o uso de animais em aulas práticas de Medicina Veterinária. O assunto está disponível em “Suplemento Científico”, entre as  páginas 60 e 67 da publicação. Para  lê-lo na íntegra, acesse aqui. 

Um estudo sobre o assunto foi realizado na Faculdade de Medicina  Veterinária e Zootecnia da Unesp, de Botucatu (SP). Confira logo baixo o resumo do artigo científico, que é assinado pelos Médicos Veterinários Stelio Pacca Loureiro Luna, Mariana Pacheco Galgaro e Nadia Crosignani Outeda: 

Neste estudo, foi avaliada, por meio de um questionário aplicado aos professores, a utilização de animais no ensino, na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp de  Botucatu. Também responderam a  um questionário os alunos que tiveram aulas com cadáveres de animais que possuíam proprietários, na disciplina de Técnica Cirúrgica. A maioria do corpo docente (62%) utiliza animais nas aulas, justificando que o uso é altamente necessário ao aprendizado. Muitos professores (50%) são resistentes à aplicação de métodos substitutivos, parcialmente por não estarem suficientemente esclarecidos à respeito e por acreditarem que são ineficazes, mesmo sem testá-los. A minoria dos docentes (16,1%) acredita que com métodos substitutivos é possível manter a qualidade do ensino. A maioria dos alunos (77%) acredita que métodos substitutivos de ensino têm eficácia inferior, mas não concorda com a vivissecção. Muitos alunos (88,5%) se mostraram satisfeitos após o uso de cadáveres e de animais de proprietários nas práticas de técnica cirúrgica. Aparentemente, há desinformação dos professores sobre o significado e as opções de métodos substitutivos para o ensino, sendo necessária maior difusão da informação para que possam ser utilizados e validados no aprendizado. 

Fonte: Ascom/CFMV


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