CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


Raiva Humana e Profilaxia Antirrábica

Categoria: Notícias | Publicado em: 28/09/2018

A raiva é uma zoonose causada por um vírus que leva ao óbito praticamente 100% dos pacientes contaminados. Nenhuma outra doença infecciosa tem taxa de mortalidade tão elevada. Todos os casos de raiva humana são transmitidos através de mordidas ou arranhões de animais infectados, ou ainda através de lambidas desses animais em mucosas, como a boca, ou feridas abertas. A transmissão não ocorre por objetos ou alimentos, uma vez que o vírus não sobrevive no meio ambiente, morrendo rapidamente quando exposto à luz solar ou quando a saliva contaminada seca.

Uma vez que o paciente tenha desenvolvido os sintomas da raiva, já não há tratamento eficaz. A taxa de mortalidade é de praticamente 100%. Existem relatos de 2 pacientes que sobreviveram à raiva após o uso das drogas antivirais. Esse tratamento, porém, foi testado em vários outros pacientes com a doença e foi ineficaz. Apesar da existência da vacina e da imunoglobulina desde o século XIX, aproximadamente 70.000 pessoas em todo mundo morrem de raiva anualmente.

Em Mato Grosso do Sul o ultimo registro de raiva humana foi em 2015, no município de Corumbá, onde um homem de 38 anos foi mordido por um cão infectado e evoluiu para óbito um mês depois.

E importante que todos entendam a gravidade da raiva. Não se deve nunca negligenciar uma mordida ou arranhadura por animais. Não se deve basear apenas na aparência do animal para definir se este tem ou não raiva. Uma vez mordido, o agredido deve procurar um posto de saúde para receber as orientações. As vacinas e o tratamento profilático com imunoglobulinas (anticorpos) são altamente eficazes e impedem o desenvolvimento da raiva, se administrados em tempo oportuno e de maneira correta, quando houver suspeita de exposição ao vírus.

A aplicação da vacina visa estimular a produção de anticorpos específicos para a eliminação do vírus rábico do organismo. A proliferação e migração do vírus e a diminuição de seu poder infectivo é retardado pelo soro antirrábico. Para saber mais detalhes técnicos sobre a vacinação contra raiva, acesse as normas técnicas de profilaxia da raiva humana do Ministério da Saúde:

http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2018/abril/30/Esquema-de-profilaxia-da-raiva-humana.pdf


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts