CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


Raça Nelore tem expectativa de aumento de 30% na comercialização

Categoria: Notícias | Publicado em: 04/08/2013

Raça Nelore tem expectativa de aumento de 30% na comercialização durante Expogrande 2013

08 de abril de 2013
Responsável por mais de 80% do rebanho sul-mato-grossense de bovinos, o Nelore é atração imprescindível na 75ª edição da Expogrande. Neste ano, aproximadamente 30 criadores irão expor mais de 300 animais, entre mochos e padrão, na pista de julgamento do Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande.   “Nossa expectativa para este ano é de um aumento por volta de 30%. Mas isso pode ser facilmente superado devido ao aquecimento do mercado.

Em 2012, por exemplo, MS foi o Estado que mais vendeu sêmen de Nelore. Temos um rebanho muito forte e bem significativo, algo em torno de 23 milhões de cabeças, perdendo apenas para Mato Grosso”, indica Miguel Rudes, assessor de eventos agropecuários.   Por volta de 20 animais mochos, das fazendas São Pedro e Dakar, ambas do interior de São Paulo, já estão no pavilhão A da exposição. Até o fim do dia, ainda devem chegar os produtos da fazenda mineira Ipê Ouro, de Uberaba, e fazenda Joia Rara, de Campo Grande.

A pesagem dos nelores mochos será feita no dia 11, com julgamento nos dias 12 e 13; e liberados no domingo (14). Já os nelores padrão serão pesados no sábado (13), avaliados nos dias 15 e 16, com liberação marcada para a terça (16). O responsável pelas avaliações será Horácio Alves Ferreira Neto.  

Em 2012 – Cerca de 250 animais das raças Nelore, Brahman, Bradford, Guzerá, Brangus e Senepol, participaram de várias avaliações, tendo como vencedores. Na categoria Nelore Padrão o touro Lux Podium FIV (Bitelo da SS x Lux Lanceada – Paysandu de Nav.). Juma 1 TE da Mafra (Basco da SM x Urca FIV da Cabaçal – Bitelo da SS) sagrou-se a Grande Campeã. João Carlos di Genio foi escolhido o melhor criador, seguido por Fernando Marcos Minosso e Sérgio Dias Campos. Entre os expositores, o campeão foi Cícero Antônio de Souza, proprietário dos animais ganhadores das categorias Nelore Padrão e Grande Campeã.   Célio Arantes Heim, membro do colegiado da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu – ABCZ foi responsável pela avaliação dos animais em pista e encerrou sua participação elogiando os participantes: “parabéns aos senhores por apresentar estes animais, com qualidade para serem julgados em qualquer exposição do país”.  

Dos 61 animais mochos inscritos, Boian FIV Angico levou o título nos machos e Arataca FIV Angico nas fêmeas, ambos da Fazenda Angico.  

Expogrande 2013 – A 75ª edição da maior feira agropecuária do Centro-Oeste acontece de 11 a 21 de abril no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande. Serão realizados leilões, julgamentos e exposições de bovinos, equinos e ovinos. A expectativa da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul – Acrissul, é que 300 mil pessoas passem pelo evento.

Fonte: Ângelo Smaniotto/Via Livre/ Assessoria Expogrande


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts