Quer apresentar seu trabalho científico no IV Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-estar Animal? Saiba como!

Categoria: Notícias | Publicado em: 18/01/2017

A publicação de um resumo científico é uma das etapas mais relevantes da atividade acadêmica. Por meio de uma efetiva divulgação é que o conteúdo desses trabalhos e os autores se tornam conhecidos pela comunidade científica, pesquisadores e instituições. O IV Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-estar Animal proporcionará um ambiente ideal para você expor seus resumos e apresentar-se como profissional.

O evento promete ser um marco na história das discussões sobre Bem-estar Animal, com o tema “Bem-estar e dor: interesse em não sofrer”. Ele será realizado entre os dias 18 e 20 de abril, na UniRitter, em Porto Alegre (RS). Já estão confirmadas presenças de renomados palestrantes em nível nacional e internacional, que são referências na área de Bioética e Bem-Estar Animal mundial.

Os resumos escolhidos pelo comitê julgador serão apresentados durante o evento sob a forma de pôsteres. Eles devem ser elaborados em dois arquivos, em inglês ou português, e o material precisa ser enviado ao e-mail comissoes@cfmv.gov.br até o dia 15 de fevereiro. Os três melhores trabalhos serão premiados e indicados para apresentação oral.

A comissão cientifica somente aceitará material na configuração de resumo simples sobre os seguintes temas: Bem-estar de animais usados para produção, trabalho e esporte; Bem-estar de animais usados para companhia; Bem-estar de animais usados para ensino e pesquisa; Bem-estar de animais selvagens; Bioética e Legislação; Dor em animais; Interação entre seres humanos e animais; outros temas afins.

Cada trabalho terá, no máximo, seis autores, e cada autor poderá submeter até três resumos como autor principal.

Confira todas as regras para a publicação do resumo científico, clique aqui.

Programação

O Congresso pretende incitar discussões e valorizar a prevenção e minimização do sofrimento físico e psíquico em situações de manejo dos animais a partir da atuação de médicos veterinários e zootecnistas.

O programa científico foi desenvolvido para se tornar uma grande oportunidade de trocas de experiência em diferentes níveis. A programação conta com palestras voltadas para as várias áreas de atuação que envolvam trabalho com animais de produção, companhia, selvagens e de laboratório, como: Prevenção da dor: razões e emoções; Dor e Procedimentos em Animais de Laboratório; Dor e Procedimentos em Animais Selvagens; Consequências da Dor e Indicadores em Animais de Produção; Avaliação de Indicadores da Dor em Cães e Gatos; Viabilidade Econômica dos Avanços em Bem-estar Animal; e Conflitos entre Normas que Afetam o Avanço em Bem-estar.

“Espera-se orientar os colegas sob as abordagens mais recentes do tema em congruência com o contexto econômico e social em todo o mundo, e não apenas no Brasil. Vamos mostrar à sociedade que os médicos veterinários e zootecnistas observam a questão da inserção dos animais no cotidiano humano sob vários aspectos”, adianta Ceres Faraco, médica veterinária e presidente do Congresso.

O evento é organizado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) com o apoio do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio Grande do Sul (CRMV-RS).

Confira a programação completa, clique aqui.

IV Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-Estar Animal

Tema: Bem-estar e dor: interesse em não sofrer

Data: 18 a 20 de abril de 2017

Local:  Bioética e Bem-estar Animal. O evento será realizado entre os dias 18 e 20 de abril, na UniRitter, em Porto Alegre (RS)