CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


Projeto de castração é tema de reunião entre CRMV/MS e Secretaria de Saúde de Corumbá

Categoria: Notícias | Publicado em: 29/02/2016

Para discutir o grave problema de cães errantes em Corumbá e suas consequências para a saúde pública, o Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV/MS), João Vieira de Almeida Neto, participou de reunião, na tarde do último dia 23, com a Secretaria de Saúde do município.

Um dos pontos discutidos foi a viabilidade de implantação de um programa de controle populacional, por meio de um projeto de castração no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Corumbá.

Por ser região de fronteira, é altamente propícia a ocorrência de endemias no município. Desde 2015, apresenta um alto índice de casos de raiva canina, que ocasionou um caso de raiva humana, levando o indivíduo a morte.

Segundo o Presidente, o controle populacional de cães e gatos errantes é uma importante medida de proteção a saúde animal, pois ela é um dos pilares da saúde única, com reflexo direto na saúde ambiental e saúde pública.

Participaram da reunião Desiane Pires Américo Rodrigues da Silva, substituindo a secretária de saúde, e Beatriz Assad, respondendo pela Gerência de Vigilância em Saúde de Corumbá.

Centro de Controle de Zoonoses

Na tarde da última quarta-feira (24), o CRMV/MS fiscalizou o CCZ de Corumbá para analisar a viabilidade da implantação de um projeto de castração.

O procedimento, que será realizado em unidade móvel de esterilização, deverá estar de acordo com as normas da Resolução CFMV nº 1015/2012, que estabelece estrutura mínima para o funcionamento de estabelecimentos veterinários, e Resolução CFMV nº 962/2010, que normatiza os procedimentos de contracepção de cães e gatos em programas de educação em saúde, guarda responsável e esterilização cirúrgica com a finalidade de controle populacional.

Fonte: Ascom/CRMV-MS


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts