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Primeira edição do Encontro Administrativo do Sistema CFMV/CRMVs se encerra com agradecimentos e expectativas

Categoria: Notícias | Publicado em: 27/11/2014

Ao encerrar os trabalhos do I Encontro Administrativo do Sistema Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária (CFMV/CRMVs), Benedito Fortes de Arruda, presidente do CFMV, agradeceu à equipe responsável pela organização do evento – a Assessoria de Gestão e Planejamento do Federal – ao empenho e enfatizou a esforço de dirigentes e funcionários dos CRMVs que vieram dos 27 estados para colaborar com padronização dos processos adminstrativos do Sistema."Este é um momento de grande realização. Um palco no qual os principais atores foram lembrados: os funcionários de todos os Conselhos. Eles trouxeram seus anseios para que juntos pudéssemos pensar. Um trabalho feito por um Sistema, que não é composto somente por profissionais, mas também por colaboradores", disse Arruda.

Líderes e funcionários dos CRMVs consideraram o I Encontro Administrativo do Sistema CFMV/CRMVs um marco na história das autarquias, pois conseguiu reunir, num só lugar, 118 representantes de todos os estados brasileiros. Entre os dias 24 e 26 de novembro, em Brasília, eles definiram, em conjunto, Procedimentos Operacionais Padrão (POP) a serem adotados por todos os Conselhos. A iniciativa pretende garantir um serviço de melhor qualidade, mais ágil e eficaz aos profissionais e à sociedade.

Para o Presidente do CRMV de Goiás, Benedito Dias, o encontro foi marcante. "Houve possibilidade de uma maior interação e tomada de decisões de forma democrática. Deu oportunidades de participação aos colaboradores dos Regionais. Certamente contribuiu para o fortalecimento do Sistema e melhor prestação de serviço à sociedade". Ana Glória Silva Sena ,Gerente Geral CRMV de Rondônia, disse que vai levar todo o conhecimento aprendido para seus colegas em Rondônia. “Ótimo! Foi uma forma de integração e troca de experiências. Quando chegar, começarei a aplicar o que aprendi. Quero que todos prestem um serviço melhor aos profissionais e à sociedade.” O fiscal do CRMV do Amazonas Alder Gonçalves Bruce declarou  que, a partir de agora, vai organizar a fiscalização em seu estado. "O conteúdo vai me ajudar a organizar a fiscalização. Vamos padronizá-la por rota para atingir um maior número de empresas, num menor tempo”.

Francette  Amorin, organizadora do encontro, definiu o evento eu uma só palavra 'Excepcional'. "O que realizamos, durante esses meses, grandes empresas levam muito mais tempo para fazer. O esforço dos Conselhos Federal e Regionais valeu a pena”, declarou.

* Confira, no final da matéria, os depoimentos de vários participantes do I Encontro Administrativo do Sistema CFMV/CRMVs.

Dinâmica

No primeiro dia do evento, a integrante da Área de Gestão Estratégica (Ages) do CFMV, Isabela Llurda, apresentou as propostas para mitigar as disfunções encontradas no processo Fiscalizar. Em seguida, em clima de integração e comprometimento, os presidentes e colaboradores dos CRMVs se reuniram em grupos para desenvolver planos de ações específicos para seu respectivo estado.

O segundo dia seguiu a formatação do primeiro e foi dedicado aos processos: Planejamento de Orçamento e Finanças; Gestão de Recursos Financeiros; e Prestação de Apoio Administrativo. Os CRMVS também apresentaram planos de ação referentes a cada um desses processos. O último dia foi dedicado aos temas: "Atendimento aos Clientes" e "Julgamento de Processo Ético-profissional".

O evento faz parte da terceira etapa de modernização e padronização do Sistema. A primeira aconteceu em maio deste ano, em Brasília. Na ocasião, representantes do CFMV e CRMVs identificaram os macroprocessos e os processos de trabalho a eles vinculados. Entre julho e outubro, ocorreram mais 10 encontros com colaboradores dos CRMVs dos diversos estados, nos quais foram mapeados os processos definidos como críticos na reunião de maio.

Depoimentos

Argenilson Bulhões
Gerente Administrativo do CRMV-MS

“Muito bom. Agora teremos procedimentos padronizados. Se houver troca de presidente, não haverá necessidade de mudar os procedimentos.”

Maria Zélia de Souza 

 

Gerente Administrativa CRMV- RN

“Ótimo. Muito organizado. Vou, agora, desempenhar melhor as minhas funções. Vou colocar em prática tudo que aprendi e orientar melhor os profissionais e a sociedade”.

Marcelo Santos
Gerente Administrativo CRMV-ES

“Gostei bastante. O tempo poderia ser melhor administrado, mas o conteúdo foi muito bom. Tirei as dúvidas e aprendi bastante sobre os processos.”

Alder Gonçalves Bruce
Fiscal CRMV-AM

“Muito satisfatório. Apesar ter sido um pouco repetitivo. O conteúdo vai me ajudar a organizar a fiscalização no meu estado. Vamos padronizar a fiscalização por rota. Atingir um maior número de empresas, num menor tempo.”

Carlos Augusto Machado Carneiro 
Vice-presidente CRMV-AM

“Muito bom. Trocamos muitas ideias e vamos padronizar agora os procedimentos. Cada regional tem que implementar a padronização dentro da sua limitação. Cada um tem sua estrutura física e de pessoal. Há uma grande diversidade. Não se pode cobrar a implementação dos processos em todos regionais na mesma velocidade. Cada um fará o que pode.”

Sheila Maria Marques
Secretária Executiva CRMV-AC

“Muito bom! Gostaria de mais tempo! Vou utilizar o conteúdo aprendido. Era tudo o que eu necessitava. Queríamos isso há algum tempo.”

Ana Glória Silva Sena
Gerente Geral CRMV-RO

“Ótimo! Foi uma forma de integração e troca de experiências. Quando chegar, começarei a aplicar o que aprendi. Passarei aos outros funcionários também o conteúdo. Quero que todos prestem um serviço melhor aos profissionais e à  sociedade.”

Valdenita Reis
Chefe do Serviço de Profissionais CRMV-SP

“Excelente. Muita troca de informação e experiências. Foi válido saber das dificuldades em cada estado. Vamos, agora, falar a mesma língua”.

Presidente do CRMV-GO
Benedito Dias

“Esse evento foi algo marcante na historia do Sistema. Houve possibilidade de uma maior interação e tomada de decisões de forma democrática. Deu oportunidades de participação aos colaboradores dos Regionais. Certamente contribuiu para o fortalecimento do Sistema e melhor prestação de serviço à sociedade. Destaque para participação dos colaboradores de vários estados, pois são eles são os executores das ações. Nós dirigentes somos eleitos e somos temporários. Eles são permanentes. Houve muito entusiasmo”

Cláudia Sampaio
Chefe do Setor de Compras e Licitação do CRMV- RJ

“Gratificante. Muito bom. Aprendi muito com as informações apresentadas pelos outros Regionais. Terei mais segurança em fazer o serviço. Com o mapeamento do processo, tudo fica mais fácil. Principalmente, quando houver troca de funcionários e gestores na autarquia. Houve bastante interação entre os regionais e troca de informações.”

Flávia Michele Duarte
Secretária Geral – CRMV-RR

“Excelente! Em alguns processos, no nosso Regional, vamos começar a partir do zero. Utilizaremos os modelos mapeados no encontro. A participação de cada Regional foi muito rica. Vamos levar ideias de outros Regionais para aplicar no nosso dia-a-dia.”

Francette  Amorin
Organizadora do encontro

“Excepcional. Todos muito engajados. O que realizamos durante esses meses muitas grandes empresas levam muito mais tempo para fazer. O esforço dos Conselhos Federal e Regional valeu a pena”

Cícero Araújo Pitombo
Presidente do CRMV-RJ

“Cada estado é diferente, com uma estrutura distinta. Ao final do encontro, teremos mais transparência e segurança nos processos e serviços prestados à sociedade”

Verton Silva Marques
Presidente CRMV-MT

“O CFMV coletou informações fundamentais para nos oferecer. O que mapeamos no encontro é o mínimo que deve acontecer nos CRMVs. Cabe a cada um agora aplicar. Cabe a nós pegar a receita de bolo oferecida pelo Federal e fazer o dever de casa, independente das peculiaridades de cada um.”

Érica Venâncio
Assessora Contábil CRMV-CE

“Esse encontro foi muito importante. Excelente. Válido. Ainda vai haver transformações. São muitas cabeças pensando. Ainda temos muito a caminhar para chegar num denominador comum em alguns processos. Foi uma oportunidade de ouvir e participar.“

Rodrigo Lorenzoni

Presidente do CRMV-RS

“A iniciativa pode ser histórica para o Sistema. O CFMV está conseguindo materializar algo que se discute há anos, que é a padronização dos procedimentos dos CRMVs. Isso vai gerar mais agilidade nos procedimentos. Vai gerar também mais capacidade de responder à sociedade. Teremos uma linguagem única. Empresas, por exemplo, que atuam em diversos estados terão mais facilidade para entender os procedimentos.”

Rodrigo Loyo Cadette
Presidente do CRMV-RO

“Esse encontro vai nortear nossas ações. Haverá maior integração entre os conselhos. Ao final, vamos estar mais preparados administrativamente para realizar nossos trabalhos. Vamos fortalecer e defender a sociedade dos maus profissionais.”

Kesia Alcântara
Secretária-geral do CRMV-PE

“No final, teremos ações padronizadas e estaremos mais integrados. Aqui tivemos a oportunidade de sermos ouvidos. Vamos ter profissionais mais capacitados e esclarecidos. Os funcionários trabalharão, certamente, de forma mais atualizada e preparados para atender melhor a sociedade.”

Felipe Wouk
Secretário Geral do CFMV

“Esse evento gerou um pertencimento no grupo como parte do Sistema CFMV/CRMVs. Opinaram e contribuíram para o aperfeiçoamento. Os processos obedeceram à prioridade do risco administrativo e às qualidades do serviço prestados aos profissionais e à sociedade. Uma segurança administrativa de forma aguda para o órgão”.

Confira AQUI as fotos.

Fonte: Ascom/CFMV


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