Presidente participa de reunião do Comitê de prevenção e controle da dengue

Categoria: Notícias | Publicado em: 11/06/2015

O Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV/MS), João Vieira de Almeida Neto, participou, na manhã de ontem (5), de reunião do Comitê de prevenção e controle da dengue da Secretaria Municipal de Saúde Pública de Campo Grande.

No evento, realizado no Conselho Regional de Engenharia e Agronia (CREA/MS), foi apresentado o Regimento Interno do Comitê, além de dados epidemiológicos da doença no município. Até outubro deste ano, foram notificados cerca de 6 mil casos e mais de 2 mil confirmados.

De acordo com o coordenador de Endemias Vetoriais do Centro de Controle de Zoonose, Alcides Ferreira, com as chuvas previstas há a possibilidade dos números de focos aumentarem, o que mostra a importância de implantar uma estratégia de alerta e combate aos focos já a partir das primeiras chuvas fortes.

Para conter a epidemia, a prefeitura lançou ações preventivas de combate à dengue, Chikungunya e zika. Entre as medidas, segundo o secretário municipal de saúde, Ivandro Fonseca, estão a maior fiscalização dos terrenos e parecerias com a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), Seintrha (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação) e Exército.

O CRMV/MS, ao participar do Comitê de prevenção e controle da dengue, reforça a importância da atuação dos médicos veterinários e zootecnistas na saúde pública. A interligação entre as saúdes humana, animal e ambiental é chamada de Saúde Única e o médico veterinário faz parte desse processo.

Este profissional tem conhecimentos que o capacitam a planejar e executar medidas de prevenção e controle de enfermidades, ajudando a manter os níveis de saúde da população elevados.

Além disso, sua formação básica em ciências biomédicas, com conhecimentos nas áreas de epidemiologia e saneamento ambiental, o torna apto a desenvolver atividades que antes eram comuns apenas a outros profissionais das equipes de saúde coletiva. A participação dos médicos veterinários nas ações e programas de saúde é recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Fonte: Ascom/CRMV-MS com informações PMCG e CFMV