CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


Presidente participa de abertura do 1º Workshop em Sanidade Avícola

Categoria: Notícias | Publicado em: 17/10/2017

O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV/MS), João Vieira de Almeida Neto, participou na noite de ontem (16) da abertura do 1º Workshop de Sanidade Avícola, realizado pela Iagro, Semagro e Governo do Estado no auditório do CREA-MS.

O presidente parabenizou os organizadores e as médicas veterinárias Janine Ferra Vieira de Almeida, Marcia Arakaki Rabelo e Tatiana Ichioka  pela realização do evento. Em sua fala, enfatizou a importância do investimento em sanidade avícola, pois se trata de uma das mais importantes fontes de proteína animal, que abastece o Brasil e diversos países do mundo que buscam alimentos saudáveis em quantidade. Abordou, ainda, as zoonoses emergentes e reemergentes, a questão da abolição do uso de antimicrobianos na nutrição avicola. 

A necessidade da capacitação e da discussão da sanidade avícola em Mato Grosso do Sul foram destacadas pelo Secretario de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar Jaime Verruck como a base para a iniciativa do Estado em realizar o Primeiro Workshop de Sanidade Avícola, visando especialmente capacitar os profissionais para atendimento do alerta sanitário feito pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) quanto ao risco de influenza aviária.

Para Jaime, o trabalho preventivo é fundamental e o foco da discussão deve ser feito no sentido de trabalhar para não permitir que a doença chegue. “Ficamos um passo a frente quando sentamos para discutir as estratégias”. Destacou.

“A excelência do nosso serviço de sanidade é o que garante nossa permanência no mercado internacional e também a abertura de novos mercados”. Com essa afirmação o Secretário dimensionou a importância e relevância dada pelo Governador Reinaldo Azambuja quando colocou o serviço como sendo uma das prioridades, ao repassar a missão de cuidar da produção do Estado a sua pasta, sem deixar de destacar ainda a primordial preocupação com a saúde publica.

Visando auxiliar as granjas (que exportam 41% de sua produção) no atendimento as medidas preventivas impostas pelo Ministério da Agricultura, o Governo do Estado gerou uma demanda na Semagro que resultou num trabalho mais intenso voltado as linhas de financiamento do FCO e na elaboração do Programa de Avanços da Pecuária de MS, o PROAPE voltado a Avicultura, e que se encontra em fase de finalização pela equipe. “Mesmo já tendo 54% dos aviários registrados na IAGRO e outros 20% em processo de registro o Governo do Estado não deixou de se posicionar e oferecer condições para a realização dos ajustes voltados a biossegurança dos aviários com a criação de um programa específico para o setor, garantindo que nenhum deles seja impedido de alojar ao fim do prazo estabelecido pelo Ministério”. Esclareceu.

Dentro da programação, que tem duração de cinco dias e até a sexta feira (20 de outubro) foi reservada para um encontro – também inédito – de Coordenadores Estaduais do Plano Nacional de Sanidade Avícola, do qual dezenas de Estados já confirmaram participação.

Fonte: Ascom/CRMV-MS com Iagro


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts